PSDB – DF

Indicador de Incerteza da Economia chega ao menor valor desde maio de 2015

Os sinais dados pela economia no início deste ano continuam mostrando que o Brasil deve, de fato, se recuperar do quadro de recessão que assola o país há quase três anos, e voltar a crescer já a partir de 2017. A última demonstração foi dada pelo Indicador de Incerteza da Economia, medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), que em fevereiro atingiu seu menor valor desde maio de 2015. As informações são de matéria publicada nesta segunda-feira (6) pela Agência Brasil.

Entre janeiro e fevereiro, o Indicador de Incerteza da Economia caiu de 127,3 para 118,8 pontos, uma baixa de 8,5 pontos. Em maio de 2015, o índice estava em 116,8 pontos.

Ainda de acordo com a reportagem da Agência Brasil, o indicador é formado por três componentes: a frequência de notícias com menção à incerteza nas mídias impressa e online; as dispersões das previsões de especialistas para a taxa de câmbio e a inflação oficial; e na volatilidade do mercado financeiro.

Segundo a FGV, o resultado positivo de fevereiro pode ser um reflexo de notícias favoráveis em relação à economia do país, como a queda da inflação e da taxa de juros, além da limitação de um teto para os gastos públicos. A FGV destaca, contudo, que é necessário cautela uma vez que os níveis registrados em fevereiro podem ser revertidos nos meses seguintes por diversos fatores, como o avanço da Operação Lava Jato.

Clique aqui para ler a matéria da Agência Brasil.

*Do PSDB Nacional

Ver mais