PSDB – DF

Indústria cortou 955 mil postos de trabalho em um ano, diz IBGE

Producao-industrial-_IBGE_03Brasília (DF) – A crise econômica propagada em todo o país pela gestão da ex-presidente cassada Dilma Rousseff continua a trazer efeitos negativos para os indicadores que medem a taxa de ocupação. Em meio a mais um ano de crise na produção, a indústria demitiu 955 mil trabalhadores, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O total de empregados no setor recuou 7,7% no trimestre encerrado em dezembro de 2016, ante o mesmo período de 2015. Em todo o país, o desemprego chega a 12 milhões de pessoas.

As informações são de reportagem publicada nesta terça-feira (31) pelo portal da revista IstoÉ Dinheiro. Já a construção civil extinguiu 857 mil postos de trabalho em dezembro do ano passado, em comparação com o ano anterior. A queda de ocupação no setor chegou a 10,8%.

Segundo explicou à IstoÉ o coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE, Cimar Azeredo, “os grupamentos mais afetados pela crise foram indústria e construção”. Mesmo o comércio, que costuma contratar funcionários temporários no final do ano, demitiu 75 mil empregados no trimestre que se encerrou em dezembro de 2016. A queda foi de 0,4% em relação ao mesmo período de 2015.

Também sofreram cortes atividades na agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura, que acumularam uma perda de 417 mil empregados e um recuo de 4,5% no total de funcionários. As áreas de administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais cortaram 110 mil vagas, o que representa uma retração de 0,7%. Já o setor de serviços domésticos demitiu 238 mil pessoas, uma redução de 3,7% no número total de ocupados.

Leia AQUI a íntegra da reportagem da IstoÉ Dinheiro.

*Do PSDB Nacional

Ver mais