PSDB – DF

ITV-DF promove palestra sobre os avanços sociais e econômicos da Social-Democracia brasileira

O Instituto Teotônio Vilela do DF (ITV-DF), presidido por Valdênio Ortiz, realizou, nesta quarta-feira (09), a palestra “Avanços Sociais e Econômicos da Social-Democracia Brasileira”, ministrada pelo cientista político Lucas Pinheiro. O evento contou com o apoio do ITV Nacional, e reuniu dezenas de tucanos e tucanas, entre eles nomes históricos da legenda.

Durante a apresentação, Lucas Pinheiro resgatou os fundamentos da Social-Democracia e destacou os pilares que sustentam a trajetória do PSDB: justiça social, democracia e desenvolvimento econômico. E usou uma fala do ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, para explicar o conceito da ideologia:“A social-democracia é a união desses três eixos fundamentais. Um social-democrata é, antes de tudo, alguém que tem senso crítico — que percebe as injustiças da sociedade e não tem medo de se opor a elas, mesmo correndo o risco de passar por subversivo ou sonhador”.

O principal objetivo dessa formação política foi reafirmar os valores fundadores do PSDB, destacar os avanços promovidos por suas gestões e refletir sobre os desafios e oportunidades que se colocam para o partido em um cenário político em transformação.

Acesse a apresentação da palestra aqui.

Legado de conquistas

Lucas destacou conquistas expressivas da social-democracia brasileira implementadas por governos tucanos. No governo de FHC, o país viu a consolidação da estabilidade econômica com o Plano Real, a criação de políticas sociais como o Bolsa Escola (embrião do Bolsa Família) e os avanços em educação, saúde e privatizações estratégicas que modernizaram o país, além do ineditismo do Programa Nacional de Direitos Humanos e combate ao racismo e da criação do Conselho Nacional da Mulher e da Secretaria da Mulher, com status de ministério – o qual teve como ministra, Solange Jurema, presidente de honra do PSDB-Mulher Nacional.

Nas gestões estaduais de Aécio Neves em Minas Gerais e Marconi Perillo em Goiás, o modelo de gestão com foco em responsabilidade fiscal, inovação na administração pública e políticas sociais eficazes tornou-se referência nacional. Já com Eduardo Leite, no Rio Grande do Sul, o PSDB mostrou que é possível governar com equilíbrio fiscal e foco em inclusão social, enfrentando crises com diálogo e responsabilidade.

Presenças de peso e reencontros com o ninho

Entre os presentes, estiveram a ex-governadora do DF e ex-deputada constituinte Maria de Lourdes Abadia; Marco Aurélio Piantella, que retornou ao partido; Lurdinha Werneck; a presidente do PSDB-Mulher/DF, Luciana Loureiro; o secretário-geral do PSDB-DF, Professor Tatá; os militantes Aldo Zagonel, Socorro Miranda, João Gomes, Jorge Dieb Pimentel, Laci Marinho, Celeste Gliosi, Giselle Dorneles, Karla Vinhas, Vitório Melo, Nathan Rodrigues,  entre outros.

O presidente do PSDB-DF, Sandro Avelar, destacou a importância do encontro e agradeceu ao Ortiz pela iniciativa. “O PSDB não pode ter vergonha de se assumir com a identidade que nós temos. Não estamos entre a esquerda e a direita: temos uma identidade própria, linda, com história e grandes legados para o Brasil. Estamos ressurgindo aqui no DF com muita força”, afirmou. Ele também celebrou o engajamento da juventude e os esforços de filiação em curso.

Logo após a palestra, Ortiz aproveitou a ocasião para agradecer todos que contribuiram para que o evento acontecesse.

Não posso deixar de agradecer ao cientista político, Lucas Pinheiro e aos demais membros do ITV-DF – Mauricio Teixeira, Felipe Varela, Sandra Batista e Leonardo; à Patrícia (administrativo do partido); à jornalista Shirley [Loiola], pela cobertura jornalística, e o esforço de divulgação da Luciana [Loureiro] em trazer o protagonismo das mulheres ao evento. Agradeço também ao ITV Nacional na figura do Caio Molina e deputado federal Aécio Neves; ao Tesoureiro do partido aqui no DF,  Arthur César, que propiciou o espaço do evento; ao secretário-geral, professor Tatá, que foi incansável nos aconselhamentos e divulgação, e aos membros de zonais que estiveram presente e acompanhados de seus convidados. Sem um pouco de tudo isso, não teríamos realizado esse encontro”.
Unidade, escuta e fortalecimento partidário

Durante o encontro, também foram debatidos os caminhos para fortalecer o PSDB como um partido de centro, democrático, plural e propositivo — uma alternativa viável diante da crescente polarização. Lucas Pinheiro defendeu a importância de o PSDB assumir com orgulho sua posição de centro reformista e humanista, capaz de propor soluções sem cair em radicalismos.

Ortiz destacou a necessidade de união e resiliência: “Esse momento de crise tem de virar oportunidade. Se vier uma fusão, federação ou qualquer novo modelo, temos de entrar fortalecidos. A organização e mobilização são fundamentais.”

Luciana Loureiro reforçou a importância da integração entre os núcleos partidários. “Temos de mostrar que o PSDB está organizado. O trabalho conjunto entre PSDB-Mulher, Juventude e ITV é essencial, e a escuta ativa será sempre a base dessa construção.”

A ex-governadora Abadia entoou uma mensagem de esperança: “O Brasil está dividido, com muito ódio. A política virou algo que separa até famílias. Mas a política é uma coisa linda, e nós temos de ser oposição a esse cenário. Não vamos perder a esperança. Vamos continuar fortalecendo o PSDB.”

Ver mais