PSDB – DF

Izalci acompanhou de perto as dificuldades dos moradores do Núcleo Bandeirante

Izalci com tucanas no Núcleo Bandeirante

Neste sábado (23), o presidente do PSDB-DF, senador Izalci Lucas, esteve no Núcleo Bandeirante para ouvir a população pelo projeto “Pelo DF”. A primeira parada foi na Vila Cauhy, onde os moradores vêm sofrendo há anos com enchentes, destruição de residências, comércio e pontes do bairro. No início deste ano, uma das três pontes que ligam as margens do córrego ficou destruída após a chuva. Parte da estrutura foi arrancada pela enxurrada.

Para conter as enchentes recorrentes na região há anos, moradores pedem que o GDF faça os muros de proteção. Para o senador Izalci, o GDF teve todo o ano sem chuvas para fazer as obras necessárias e deu as costas à população. “Além das obras de contenção, a manutenção das pontes é urgente para evitar acidentes e até morte de moradores que circulam pelo bairro”, alertou Izalci.

Após a visita à Vila Cauhy, o presidente regional do PSDB-DF se reuniu com lideranças da cidade e o secretariado do PSDB Mulher do DF para um café da manhã no restaurante Fogão Goiano. Durante a reunião, as lideranças presentes apresentaram as prioridades da cidade que é patrimônio e orgulho daqueles pioneiros que vieram construir a nova capital.

Entre as principais reivindicações, além da urgência em conter as enchentes na Vila Cauhy, estão a Saúde que precisa de agentes para completar as equipes da Saúde da Família, a dificuldade dos feirantes na reabertura da Feira da cidade, programas para geração de emprego e renda, capacitação para jovens e adultos da região, reforma das escolas de ensino fundamental e médio, regularização fundiária das chácaras situadas na região, dentre outras. Izalci fez um balanço dos recursos já enviados ao GDF para diversas áreas, especialmente para a Saúde e Educação. Novas reuniões serão feitas com os líderes locais para apresentarem ao senador as demandas prioritárias da cidade.

Saúde

Após o café da manhã, a próxima parada foi na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Núcleo Bandeirante. A UBS só conta com um único agente de Saúde em sua equipe de Saúde da Família. A Unidade também precisa de reformas estruturais. Para Izalci a falta de agentes nas equipes da Unidade traz enormes prejuízos ao atendimento à população que mais precisa. “Sem aqueles que, em primeiro lugar, identificam a situação de saúde das famílias, o trabalho dos demais profissionais fica prejudicado pela falta de informação sobre os pacientes”. Além disso, completou o senador: “o Sistema Único de Saúde (SUS) não reembolsa os recursos que foram aplicados na Unidade se as equipes não estiverem completas. A principal exigência do SUS para o reembolso é que a equipe tenha todos os profissionais exigidos para o pleno atendimento.
Na UBS, Izalci conheceu também o projeto de hortomedicinal que trabalha com o cultivo e uso de ervas medicinais. A agente Filomena, responsável pelo projeto explicou como funciona e a importância das ervas nos tratamentos dos pacientes.

O senador também visitou instituições como o Rotary Club e a Maçonaria que fazem e distribuem semanalmente alimentação para pessoas em situação de vulnerabilidade. Só a Maçonaria distribui uma média de 1.200 marmitas todos os sábados. O trabalho é feito por voluntários. “O trabalho que fazem para aplacar a fome de quem mais precisa deve ser sempre reconhecido”, afirmou. “Com a Pandemia, milhares perderam emprego e renda e estão passando fome”, completou o senador.

A visita ao Núcleo Bandeirante contou com a participação de representantes da Educação, do Conselho tutelar, associações de moradores, empresários e chacareiros da cidade, além dos representantes dos segmentos do Partido no DF. O senador ainda fez uma caminhada no comércio da cidade e ouviu os empresários e feirantes que amargam prejuízos decorrentes da pandemia e da má gestão do GDF no período emergencial e agora de pós-pandemia.  A visita faz parte do Projeto “Pelo DF”, organizada pelo PSDB e que percorre as cidades, ouvindo as pessoas, lideranças locais, membros dos conselhos comunitários, entidades assistenciais e empresários.

 

Ver mais