PSDB – DF

Izalci: Com corte de 50% nas vagas, sonho do Pronatec vira pesadelo

destaque_pronatec-300x131-300x131O governo federal ofertará apenas 6,3 milhões de vagas no Pronatec ao longo dos próximos anos. O número é pouco mais do que a metade do que a presidente Dilma Rousseff prometeu durante a campanha eleitoral, que foi de 12 milhões. Os dados foram divulgados em reportagem da Folha de S. Paulo desta sexta-feira (4).

“Muitos jovens foram estimulados, tanto pelo discurso de campanha quanto pela propaganda institucional, a procurarem mecanismos como o Pronatec e o Fies. E agora os recursos e as vagas sumiram. Ou seja, o governo transformou o sonho do Pronatec em pesadelo, e isso pune principalmente os estudantes mais pobres”, disse o deputado federal Izalci (PSDB-DF), membro da Comissão de Educação da Câmara.

Segundo a matéria da Folha, a redução das vagas é motivada pelas dificuldades econômicas vividas pelo país. A ideia agora é garantir a manutenção dos 1,3 milhão de estudantes que estão no programa e reduzir os novos acessos. A redução é a segunda já efetuada pelo governo: na comparação entre 2015 e o ano anterior, a oferta de vagas foi 57% menor.

Estelionato eleitoral
Izalci contestou ainda o descompasso entre o discurso eleitoral de Dilma no ano passado e as realizações práticas da petista.

“O governo gastou demais, quebrou o país e agora o coloca em liquidação. Não cortou seus custeios, apresentou um orçamento com déficit de R$ 30 bilhões e age sempre pensando em aumentar suas receitas, e não diminuir despesas”, atacou.

Ver mais