Desativado em 1997, o planetário de Brasília foi reaberto nesta quarta-feira (11). Mas foi a partir de 2005, na primeira gestão do deputado Izalci (PSDB/DF) como secretário de Ciência e Tecnologia que se iniciou a recuperação do espaço. Segundo o parlamentar tucano, o planetário estava bastante degradado com infiltrações que colocavam em risco os equipamentos. “Foi feito todo um trabalho de impermeabilização, limpeza e recuperação do imóvel”, ressaltou. “Fizemos ainda algumas modificações, criando salas para oficinas, exposições e palestras”, explicou Izalci.
Em 2007, no início de sua segunda gestão como secretário de Ciência e Tecnologia, Izalci retomou o projeto do planetário, assinou convênio com o Ministério da Ciência e Tecnologia e o Governo Federal disponibilizou R$ 700 mil provenientes da Secretaria para Inclusão Social (Secis), para a recuperação da cúpula e do sistema de projeção do Planetário, bem como para a elaboração de projetos para a gestão e funcionamento do local, treinamento de monitores e capacitação de professores das escolas públicas do DF para a programação de visitas.
Izalci disse ainda que quando deixou a secretária em 2009, grande parte dos equipamentos já estava comprada, além da definição do sistema de gestão do espaço. Mas lamentou a demora na reabertura do Planetário. “O fechamento do planetário por tanto tempo representou uma grande perda para a área da Educação. A reabertura desse importante espaço no DF alimentará a necessidade de conhecimento dos nossos jovens. Além de estimular o ensino da ciência, especialmente da Astronomia, contribuirá também para o desenvolvimento do turismo na capital federal”, afirmou.
Da assessoria do deputado