Nesta quinta-feira (12), deputados da Câmara Legislativa do Distrito Federal votaram pela derrubada do aumento das tarifas dos transportes públicos que foi implantado, pelo GDF, desde o primeiro dia útil deste ano. O presidente do PSDB-DF, deputado federal Izalci, compareceu à CLDF para apoiar os 18 parlamentares que votaram, por unanimidade, pela derrubada da proposta.
“Tão logo fiquei sabendo da decisão do governador em aumentar as passagens, reuni os parlamentares da bancada no Congresso, da qual sou coordenador e, por meio de um ofício protocolado no Buriti, solicitamos explicações técnicas que justificassem o aumento, revelou o tucano. “Infelizmente, não houve resposta do governador e, portanto, entendemos que não havia motivo para o aumento”, acrescentou. “ O governador não pode, mais uma vez, colocar a mão no bolso dos mais humildes, que são os que utilizam o transporte público, para resolver problema de caixa do GDF”, disparou Izalci.
De acordo com a reportagem do portal Metrópoles, enquanto acontecia a votação na CLDF, do lado de fora manifestantes que protestavam contra as tarifas comemoraram a decisão. Esta foi a primeira derrota do governo de Rodrigo Rollemberg em 2017.
Ainda segundo o Metrópoles, para que a medida entre em vigor, ela deve ser publicada em até 15 dias no Diário Oficial do DF. Enquanto isso, Rollemberg pode recorrer à Justiça para manter o aumento das passagens. Segundo o governador, o sistema de transporte público pode entrar em colapso em março se as tarifas não forem reajustadas.