PSDB – DF

Justiça nega prisão em casa de praia a ex-gerente da Petrobras envolvido na Lava Jato

pedro barusco foto Alexssandro LoyolaO Tribunal Regional Federal da 4.ª Região negou, nesta quarta-feira (20), por unanimidade, recurso do ex-gerente de Serviços da Petrobras Pedro José Barusco, que buscava cumprir pena em sua casa de praia em Angra dos Reis (RJ). Na decisão, o desembargador João Pedro Gebran Neto afirmou que é uma solicitação “sem precedentes, que demonstra o completo desrespeito ao Judiciário e às demais instituições envolvidas nessa operação”. Condenado por corrupção na Operação Lava Jato, Barusco fechou um acordo de delação premiada e detalhou o esquema de propinas na estatal.

O deputado federal Rodrigo de Castro (PSDB-MG) considerou acertada a Justiça. Para o parlamentar, o desembargador agiu de maneira correta “em coibir um absurdo”, e o tucano disse que seria “um escárnio a todos brasileiros se isso fosse admitido”. “Cumprir pena não é uma premiação a ninguém, então chega a ser surreal que o homem que furtou tanto dos cofres públicos, que junto a essa gangue do PT contribuiu para a derrocada da empresa, queira ainda fazer um ‘acinte’ e uma provocação dessa a todos os brasileiros e ao sistema penal do país”, criticou o parlamentar.

Segundo o tucano, que também é advogado, é contestável até o fato de Barusco ter ainda uma mansão de casa de praia em Angra. “Há uma suspeita em todo seu patrimônio diante de suas ações [na Petrobras]”, destacou o deputado, ressaltando que Barusco não tem consciência da gravidade dos delitos cometidos.

De acordo com matéria do jornal O Estado de S.Paulo desta quinta-feira (21), além do afastamento do recolhimento integral em prisão domiciliar aos finais de semana – o que beneficiaria a inclusão da casa em Angra –, os advogados de Barusco solicitaram ainda a retirada da tornozeleira eletrônica, também negada pela Justiça. O ex-gerente da Petrobras devolveu cerca de R$ 250 milhões – adquiridos, segundo ele, ilicitamente e mantidos no exterior. Em troca, conseguiu o direito a cumprir apenas dois anos de prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica e outros dois anos de regime aberto com prestação de serviços comunitários.

Clique aqui para ler a íntegra da matéria.

*Da assessoria do PSDB Nacional

Assessoria de Comunicação
Diretório Regional – PSDB/DF
(61) 3340-4145

Ver mais