Com o tema “Mais direitos, participação e poder para mulheres”, a Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres, pasta ligada à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast) promove a 4ª Conferência Estadual de Políticas para Mulheres, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, de 23 a 25 de novembro, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo.
Amanhã, dia 25, às 8h, haverá o Lançamento da campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Mulheres” para Gestoras Municipais de Políticas para Mulheres e mulheres de movimentos sociais e feministas. O evento, que ocorre dentro da agenda da conferência, acontece no auditório Germano de Barros, do Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo.
Dia Laranja – Em julho de 2012, a campanha UNA-SE pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, da Organização das Nações Unidas, proclamou o dia 25 de cada mês como um Dia Laranja. Em todo o mundo, agências das Nações Unidas e organizações da sociedade civil utilizam esses dias para dar mais visibilidade às questões que envolvem a prevenção e a eliminação da violência contra mulheres e meninas.
Sobre os 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra mulher
Os 16 Dias de Ativismo começaram em 1991, quando mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (CWGL), iniciaram uma campanha com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo.
A data é uma homenagem às irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, que se posicionaram contrárias ao ditador Trujillo, ficando conhecidas como “Las Mariposas”, e sendo assassinadas em 1960, na República Dominicana. Hoje, cerca de 150 países desenvolvem esta campanha. No Brasil, ela acontece desde 2003, por meio de ações de mobilização e esclarecimento sobre o tema.
Da assessoria do PSDB Nacional
———-
Assessoria de Comunicação
Diretório Regional – PSDB/DF
(61) 3340-4145