A nova tentativa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de se livrar da possibilidade de ser condenado na Operação Lava Jato sofreu derrota nesta terça-feira (31). O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) negou, por unanimidade, pedido da defesa do petista para afastar o procurador Carlos Fernando dos Santos Lima das investigações envolvendo Lula e seus familiares.
De acordo com matéria do jornal O Globo desta quarta-feira (1°), o colegiado declarou que é da Corregedoria do CNMP a responsabilidade de decidir se abre ou não o processo disciplinar contra o procurador, com o eventual afastamento dele das apurações. Não há previsão de quando a Corregedoria averiguará se houve desvio de conduta.
Segundo o jornal, o advogado Cristiano Zanin Martins alegou que procurador fez juízo de valor negativo contra o ex-presidente em “declarações impróprias” em entrevistas nos meses de março e abril. No entanto, o conselheiro Walter de Agra Júnior ponderou que impedir os procuradores de falar é “lei da mordaça prévia”.
Clique aqui para ler a íntegra da matéria.
*Da assessoria do PSDB Nacional
–
Assessoria de Comunicação
Diretório Regional – PSDB/DF
(61) 3340-4145-