O ex-presidente Lula responsabilizou o ex-ministro chefe da Casa Civil José Dirceu, preso desde agosto na Operação Lava-Jato, pela indicação de diretores da Petrobrás. A declaração foi feita em depoimento à Polícia Federal na última quarta-feira (16). De acordo com as declarações de Lula, cabia à Casa Civil receber as indicações partidárias e escolher a pessoa que seria nomeada, conforme matéria publicada hoje no jornal Estado de São Paulo.
As autoridades já suspeitavam que Dirceu havia indicado o engenheiro Renato Duque, preso desde março, para a Diretoria de Serviços da estatal brasileira. No entanto, Dirceu sempre negou. Lula disse que não sabe se foi o PT ou outro partido que indicou Duque para assumir a Diretoria de Serviços e afirmou que não o conhecia e que não participou do processo de escolha dele.
Para o deputado pernambucano Daniel Coelho (PSDB), José Dirceu e Lula trabalharam juntos o tempo todo. “Eu não consigo ver divisão na decisão de um para o outro. Fica muito fácil jogar a culpa em quem já está preso. É bom lembrar que o próprio Lula e o PT, em diversos momentos, defenderam Zé Dirceu dizendo que ele é um inocente, que é preso político, então, eu acho que essa tentativa de dividir responsabilidades não faz o mínimo sentido”, declara.
Daniel Coelho acredita que os atos de corrupção encontrados até agora foram feitos de forma planejada por diversos diretores e que Lula mente ao negar qualquer envolvimento com o esquema de corrupção. “Eu acho impossível não ter havido um planejamento dessas nomeações para que esse esquema fosse montado. Lula tem mentido ao longo dessa última década e nesse momento quando tenta retirar sua responsabilidade faz como sempre fez enquanto esteve no poder: nega tudo aquilo que acontece sempre tentado passar a responsabilidade a terceiros”, esclarece.
Sobre Cerveró, Lula disse que acha que foi uma indicação do PMDB. Quando questionado pela PF a respeito do ex-diretor Paulo Roberto Costa o líder petista afirmou que o nome foi apresentado pelo Partido Progressista.
Lula eximiu-se de qualquer responsabilidade na indicação dos diretores da Petrobrás. Ele afirmou que o processo de escolha dos nomes dos diretores não contava com sua participação.
O ex-presidente admitiu apenas que José Sergio Gabrielli foi uma indicação pessoal sua e que o motivo seria em razão de Gabrielli ser um economista altamente capacitado e por ser alguém de sua confiança.
Da assessoria do PSDB Nacional
———
Assessoria de Comunicação
Diretório Regional – PSDB/DF
(61) 3340-4145