A agência de classificação de risco Moody’s está no Brasil para avaliar as contas do país e, segundo analistas do mercado financeiro, a instituição retirará do Brasil o grau de investimento nacional até o próximo mês. Será a terceira das três mais importantes agências de classificação de risco a remover o selo de bom pagador do Brasil – antes, Standard & Poor’s e Fitch haviam tomado esta atitude.
A Moody’s já havia sinalizado em dezembro do ano passado que revisaria a perspectiva da nota brasileira de “estável” para “negativa”, conforme explica a matéria publicada hoje (4) no jornal Folha de S. Paulo.
A equipe da Moody”s esteve na terça-feira (2) com o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini. Nesta quarta-feira (3), os técnicos da agência de rating se reuniram com o ministro da Fazenda Nelson Barbosa.
O argumento de Barbosa para a agência é a de que o governo brasileiro não abandonou sua meta de melhorar o resultado fiscal e pretende fazer o necessário para fechar este ano com um superavit primário de 0,5% do PIB.
A Moody’s se preocupa com a frágil situação fiscal do Brasil. Depois de registrar um déficit primário de R$ 115 bilhões, cerca de 2% do PIB em 2015, a agência não acredita no cumprimento da meta.
*Do PSDB Nacional
———–
Assessoria de Comunicação
Diretório Regional – PSDB/DF
(61) 3340-4145
