PSDB – DF

Mudanças no cálculo do FCDF podem trazer prejuízos ao DF, alerta Sandro Avelar

O secretário de Segurança Pública do Distrito Federal e presidente do PSDB-DF, Sandro Avelar, alertou para os possíveis impactos negativos das mudanças no cálculo de reajuste anual do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF). Segundo ele, as alterações, previstas em um projeto de lei que integra o pacote de corte de gastos do governo federal, podem causar “imenso prejuízo” ao DF.

A preocupação principal está na possibilidade de redução dos recursos destinados ao fundo, que é responsável por financiar áreas essenciais como segurança, saúde e educação no Distrito Federal.

O governo do DF tem feito uma força-tarefa junto ao Congresso Nacional para impedir a aprovação desse projeto. Estamos muito preocupados porque nos esforçamos muito para garantir a segurança da Esplanada dos Ministérios, das embaixadas e das autoridades aqui presentes”, afirmou Avelar em entrevista à CNN.

Ele destacou ainda que os investimentos em concursos públicos, valorização das carreiras das forças de segurança e no reforço do trabalho de inteligência estão sendo realizados com o objetivo de impedir atos graves contra as autoridades dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo.

De repente, vem a notícia de que pode haver uma mudança no cálculo do Fundo Constitucional, impactando diretamente todo o esforço que está sendo feito pelo DF para garantir a segurança desses órgãos e das autoridades nacionais e internacionais”, lamentou o secretário.

O Fundo Constitucional é um instrumento vital para que Brasília, como capital do país e sede dos Três Poderes, possa cumprir seu papel estratégico com eficiência. A possível diminuição de recursos representa um risco não apenas para os moradores do DF, mas também para a funcionalidade da capital como um todo.

A defesa do FCDF é, acima de tudo, a defesa da segurança, da estabilidade e do futuro da capital do Brasil.

Com informações da CNN Brasil

Ver mais