Lamento a morte trágica do embaixador Sebastião do Rêgo Barros, ocorrida ontem no Rio de Janeiro. Conhecido pelo apelido carinhoso de “bambino” e apreciado pelo seu temperamento afável e bem-humorado, Rêgo Barros foi um dos mais brilhantes quadros de uma geração de diplomatas. Ao longo da sua trajetória profissional que começou em 1963, quando ingressou no Itamaraty, o embaixador destacou-se como negociador competente e incansável defensor dos interesses brasileiros.
Na área econômica, o embaixador Rêgo Barros participou dos primórdios da integração entre o Brasil e a Argentina. Foi chefe do Departamento Econômico do Itamaraty e Subsecretário para Assuntos Econômicos de 1986 a 1988 e, nessa condição, comandou negociações que levaram à criação do Mercosul. De 1995 a 1999, exerceu com segurança e habilidade o cargo de Secretário-Geral do Itamaraty, numa época em que, terminada a Guerra Fria, havia muita dúvida sobre como se redesenharia o cenário mundial e quais os desafios e oportunidades que se apresentavam para o Brasil.
Tanto no Brasil como no exterior, Rêgo Barros foi espectador privilegiado de momentos importantes dessa época, mas nunca deixou de sintonizar-se com os interesses do País. Assistiu à dissolução da União Soviética quando servia como embaixador em Moscou e identificou oportunidades para o Brasil. Como embaixador em Buenos Aires, de 1999 a 2001, soube conduzir com sensibilidade negociações com o governo argentino num período particularmente complexo. Culminou sua extensa carreira de serviços prestados ao País como Diretor da Agência Nacional de Petróleo (ANP), função para a qual foi indicado pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso em 2002 e que exerceu com grande maestria e espírito público até 2005.
Expresso o sentimento dos membros da Comissão de Relações Exteriores ao saudar o legado importante desse diplomata brasileiro e transmito as condolências minhas e de meus colegas senadores à viúva, embaixatriz Tite de Lamare, e aos demais familiares do Embaixador Rêgo Barros.
Aloysio Nunes Ferreira, senador (PSDB-SP) e presidente da Comissão de Relações Exteriores
Da assessoria do PSDB Nacional
———
Assessoria de Comunicação
Diretório Regional – PSDB/DF
(61) 3340-4145