PSDB – DF

Novo ministro da Justiça ameaça trocar comando da PF para blindar Lula e Dilma

GF_EUGENIOARAGAO_01Brasília (DF) – O novo ministro da Justiça, Eugênio Aragão, disse em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo deste sábado (19) que não vai tolerar vazamentos de investigações da Operação Lava Jato. Segundo ele, se “cheirar” vazamento por um agente, a equipe inteira da Polícia Federal (PF) será trocada, sem a necessidade de comprovar quem foi o responsável pela ação.

“A primeira atitude que tomo é: cheirou vazamento de investigação por um agente nosso, a equipe será trocada, toda. Cheirou. Eu não preciso ter prova. A PF está sob nossa supervisão. Se eu tiver um cheiro de vazamento, eu troco a equipe. Agora, quero também que, se a equipe disser ‘não fomos nós’, que me traga claros elementos de quem vazou”, disse o ministro.

O deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) lamentou as declarações de Aragão e afirmou que são “claramente” uma tentativa de interferir nas investigações da Operação Lava Jato.

“Com certeza absoluta ele vai interferir e tentar defender o ex-presidente Lula e a presidente Dilma. Temos de ficar bastante atentos, vigilantes e denunciar qualquer iniciativa desse novo ministro de tentar obstruir as investigações”, ressaltou.

As falas do novo ministro também foram criticadas pelo presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Carlos Eduardo Sobral. “Lamentamos profundamente, do ministro da Justiça, quando ele diz que vai afastar policiais da Lava-Jato [por suspeita de vazamento seletivo de informações]. Isso aí é uma interferência nas investigações”, declarou.

Ministro do PT

Ainda segundo a reportagem, o novo ministro classificou como “extorsão” o modelo de negociação das delações premiadas na Lava Jato. Ele criticou a prisão preventiva ou temporária de suspeitos, prática que tem levado criminosos a fazer delação.

Na avaliação de Hauly, é “repudiável” a postura parcial do ministro. “É curioso pois os pedidos partem do Ministério Público, então ele tem que se entender primeiro com a corporação dele. Aragão não está sendo ministro da Justiça, está sendo ministro do PT e do Lula dentro do governo. Ele deveria ter mais postura de ministro da República, não do PT”, concluiu.

*Do PSDB Nacional
——————–
Assessoria de Comunicação
Diretório Regional – PSDB/DF
(61) 3340-4145
Ver mais