As principais lideranças do PSDB, DEM, PPS e Solidariedade se reúnem nesta terça-feira (25) a partir das 15h, no Senado, para discutir a instalação de uma Comissão Mista Parlamentar de Inquérito (CPMI) da Petrobras no Congresso Nacional. O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, defende a união da oposição em torno do tema.
A criação da comissão foi proposta por Aécio após a série de escândalos envolvendo a Petrobras, inclusive a operação de compra da refinaria de Pasadena (Estados Unidos), autorizada pela presidente Dilma Rousseff em 2006, e que trouxe um prejuízo bilionário à empresa.
A reunião ocorrerá às 15 horas, na Liderança do PSDB, no Senado. A busca de assinaturas para a criação da CPI teve início na última quinta-feira (20).
Aécio definiu a CPMI como uma “ótima oportunidade” para que Dilma e outros responsáveis pela Petrobras prestem esclarecimentos sobre a empresa. O presidente do PSDB destacou que espera o apoio de parlamentares da base aliada do governo para a criação da comissão.
O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso disse, em nota publicada no domingo (23), também apoiou a iniciativa. “Creio que é o caso de ampliar a apuração. O presidente do PSDB, senador Aécio Neves, conduzirá o tema, em nome do partido, podendo mesmo requerer, com meu apoio, uma CPMI”, disse.