O Capítulo Brasileiro da Organização Global de Parlamentares Contra a Corrupção (Gopac) promove, nesta quarta-feira (19) no Auditório da Câmara dos Deputados o Seminário Internacional de Combate à Corrupção. O deputado Antonio Carlos Mendes Thame (SP), diretor da organização no Brasil, acredita que essa será uma oportunidade para debater o enfrentamento da corrupção e encontrar mecanismos cada vez mais eficazes para prevenir, detectar, investigar e punir corruptos e corruptores.
“Nossa expectativa é de que esse seminário seja o início de um processo. Pois o evento é como um vagalume que brilha, mas não ilumina o caminho. O processo é algo construtivo que contribui para criar uma conscientização maior na sociedade para que defenda o combate à corrupção como algo imprescindível e permanente”, destacou o tucano.
O Seminário Internacional de Combate à Corrupção foi dividido em cinco painéis: 1) O papel do Legislativo na fiscalização e no aprimoramento de um arcabouço legal contra a corrupção; 2) O papel da imprensa no combate à corrupção; 3) O papel dos órgãos de Estado no combate à corrupção; 4) Reforma política com vistas ao combate à corrupção; 5) O papel do terceiro setor (sociedade civil) no combate à corrupção.
O deputado Marcus Pestana (MG) será um dos expositores, no painel 4, e o senador Alvaro Dias (PR) será o moderador. Thame acredita que haverá continuidade nos debates após o encontro, já que o assunto tem despertado bastante interesse em todo Brasil. “Já há pedidos de vários estados querendo fazer seminários semelhantes após esse de Brasília. Então certamente o processo terá capilaridade”, disse.
Serviço
Seminário Internacional de Combate à Corrupção
Data: 19 de março de 2014, das 9h às 20h
Local: Auditório Nereu Ramos, Anexo II
Inscreva-se: http://www.camara.leg.br/eventos-divulgacao/evento?id=11109