PSDB – DF

Pela primeira vez em 10 anos, empresas aéreas registram queda na quantidade de passageiros

aeroportofortaleza2A Anac, Agência Nacional de Aviação Civil, divulgou nesta quinta-feira um balanço mostrando que o número de passageiros transportados pelas empresas aéreas no país caiu quase 8% no ano passado na comparação com 2015. Essa é a primeira vez em dez anos que o país tem queda nesse setor. Em um total de 12 meses, as companhias aéreas transportaram 88 milhões de passageiros, frente aos 96 milhões registrados no mesmo período do ano anterior. O economista e deputado federal Marcus Pestana (PSDB-MG) explica como a recessão econômica atinge o transporte aéreo.

“A política econômica equivocada dos governos do PT levou o Brasil a quase um beco sem saída. A renda caindo, o desemprego crescendo, o consumo cai. O sintoma apontado na área do transporte aéreo é evidente. E no caso de transportes, isso gera um círculo vicioso. Porque na medida que cai a demanda, o número de serviço, os custos são rateados por um universo menor de pessoas, Portanto, a passagem tende a se encarecer”, disse.

Marcus Pestana ainda citou o trabalho do Congresso Nacional diante do momento que o país está passando. Para o tucano, importantes reformas vão ser votadas para salvar o Brasil da crise.

“Isso é o começo só da caminhada de uma travessia onde as medidas são complexas, polêmicas, difíceis. Mas o Congresso tem o dever com o Brasil de reverter essa situação de aprovar as quatro grandes reformas: nós temos que aprovar do sistema previdenciário, temos que simplificar nosso sistema tributário, modernizar a legislação trabalhista, e também a reforma política”, acrescentou.

No mês dezembro de 2016, a demanda e a oferta registraram queda de 3% e 5%, respectivamente, quando comparadas com o mesmo mês de 2015. Com o resultado de dezembro do ano passado, a demanda doméstica apresentou o décimo sétimo mês consecutivo de retração.

Ver mais