No Primeiro Debate Político, promovido pela Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF), o candidato ao governo do DF, Luiz Pitiman (PSDB), respondeu todas as perguntas feitas de forma propositiva, enquanto os outros candidatos no encontro reavivavam antigas discussões entre si. O evento ocorreu na noite desta quarta-feira (30), no Edifício Palácio do Comércio – Setor Comercial Sul.
Enquanto Agnelo, Arruda, Toninho do PSol e Rodrigo Rollemberg polarizavam a discussão sobre a corrupção nos partidos, Luiz Pitiman reiterou sua posição como candidato apto a tornar-se o novo governador do Distrito Federal. “Nós podemos resgatar o passado, ficar com o presente e tudo que vocês ouviram hoje. Ou podem investir no futuro, com Aécio Neves e Luiz Pitiman, que querem mudar de verdade a formar de realizar as políticas públicas em Brasília e no Brasil”.
Entre os temas discutidos na reunião, o assunto da saúde foi o mais polemizado. Ao excluírem da pauta de debate, Pitiman defendeu a manutenção do tema e continuidade da discussão. A platéia e os candidatos, em coro, ovacionaram a exigência de Pitiman e a questão foi reaberta. Em sua fala, Pitiman relembrou que o governo atual foi eleito para cuidar da saúde, mas não fez nada de concreto. O candidato comentou a situação do serviço para as brasilienses e a forma de gestão.
“A mulher não merece só uma carreta, merece um Hospital da Mulher! Além disso, tem de haver a valorização do profissional, com a meritocracia na gestão da saúde pública”, concluiu. No Congresso Nacional, em 2010, Pitiman auxiliou na liberação da verba de 50 milhões de reais para a saúde pública no DF.
Outro ponto defendido por Pitiman foi segurança pública. O candidato apresentou argumentos para a necessidade de mudança do modelo atual e a utilizada pelos governos anteriores. “Dizer que a segurança tá bem é uma brincadeira. Vivemos nesses dois anos e meio de operação tartaruga. No Congresso aprovamos a contratação de três mil policiais, contrataram muito pouco. Precisamos de polícia nas ruas, na comunidade, que conheça cada um dos moradores”.
Pitiman também respondeu questões sobre desenvolvimento industrial e comércio, esportes, educação, mobilidade urbana e transporte. Para a educação, Pitiman propõe novo modelo de escola atrativa. “Como ocorre em Minas Gerais, vamos implantar o projeto de meritocracia também para os professores e mudar a estrutura da sala de aula, tornando-a mais atrativa para o aluno”, finaliza.
Foto: Rafael Monteiro