PSDB – DF

Pitiman realiza Sessão Solene em homenagem ao Instituto Reciclando Sons

DSC_8089O deputado federal Luiz Pitiman (PSDB) realizou, na tarde desta sexta-feira (07), uma Sessão Solene em homenagem aos 13 anos de trabalho desenvolvidos pelo Instituto Reciclando Sons em comunidades consideradas em situação de vulnerabilidade social. A instituição utiliza a música como ferramenta de educação, ressocialização, geração de renda e inclusão social, e abrange crianças, adolescentes e jovens da Cidade Estrutural e Taguatinga, ambas em Brasília, e de Águas Lindas de Góias, cidade a 50km do DF. A solenidade foi realizada na Câmara dos Deputados, no auditório Nereu Ramos.

“Requeri a realização desta sessão para homenagear o Reciclando Sons, buscando ampliar o espaço de reconhecimento do trabalho ímpar que a instituição tem realizado com jovens de baixa renda no DF. O instituto tira seu nome da principal atividade desempenhada na Cidade Estrutural, uma das regiões mais carentes de Brasília, que surgiu ao redor de um lixão. A reciclagem sustenta grande parte das famílias daquela localidade”, explicou Pitiman.

Segundo o parlamentar, o projeto tem alcançado seu objetivo quanto ao aprendizado musical e também quanto à transformação da realidade dos seus alunos, por isso merece destaque para que seja valorizado por todas as autoridades. “Infelizmente, o descaso dos últimos governos no DF gerou um crescimento desregulado e com condições insalubres na Estrutural. A falta de investimentos e de cuidado com a população gerou um ambiente desestruturado, inseguro e carente de oportunidades profissionais e culturais para os moradores, em especial para os jovens”, destacou.

A presidente e fundadora do Reciclando Sons agradeceu a iniciativa do deputado Luiz Pitiman e discursou sobre o crescimento da instituição no decorrer desses 13 anos. “Obrigada por essa oportunidade de estarmos aqui, hoje, na Câmara dos Deputados, para falarmos sobre a nossa história. Esse é um momento histórico. O instituto já atendeu quase duas mil crianças, adolescentes e jovens e se tornou reconhecido pela inovadora metodologia de ensino, adaptada à realidade da comunidade”, disse.

Para finalizar, Pitiman destacou que, através do acompanhamento desenvolvido pelo instituto, famílias da Cidade Estrutural têm se tornado mais unidas e têm ganhado mais esperança de transformar a realidade de seus jovens e, passo a passo, de toda a região. “Iniciativas como esta, sem fins lucrativos, que atuam em locais onde o governo não chega como deveria, que atuam a despeito da burocratização excessiva e danosa que hoje temos, devem ser celebradas, pois são símbolo dos valores de cidadania da sociedade brasileira, valores esses que devem nos motivar a fazer um trabalho cada vez mais próximo da população, mais preocupado com as necessidades dela e que facilite a resolução desses problemas”, concluiu.

A sessão contou com a participação do diretor executivo do Instituto Bancorbrás, Elimário Araújo Santos; do vice-presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro Nacional), Giovani Salomão; do presidente do Comitê Cidadania da Câmara dos Deputados, Eduardo Mayer de Aquino; e do sociólogo e integrante da Executiva Nacional do PPS, Adão Cândido.

Ver mais