A Secretária de Segurança Pública do Distrito Federal, sob o comando do tucano de Sandro Avelar, tem buscado fortalecer o combate à violência doméstica. Com o objetivo de aprimorar o trabalho de combate à violência de gênero e a atos extremistas, uma comitiva da SSP-DF viajará a Madri, na Espanha, entre 24 de janeiro e 3 de fevereiro, para participar de uma visita técnica aos órgãos responsáveis pelo sistema de segurança pública do país.
A comitiva vai se aprofundar em operações como o sistema VioGen, que coordena políticas de combate à violência de gênero no Ministério do Interior da Espanha, com reconhecido sucesso mundial, além de outras unidades relevantes, como os grupos TEDAX-NRBQ (especializados em desativação de explosivos), a Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Ávila e as unidades da Polícia Nacional e da Guarda Civil.
“Tudo que é feito para aperfeiçoar o trabalho dos nossos servidores é sempre bem-vindo. Essa visita à Espanha, com notório conhecimento na área de segurança pública, terá um efeito positivo para os nossos profissionais, reconhecidos pela sua excelência. Tenho certeza que será um intercâmbio engrandecedor para a nova divisão de combate a atos extremos e também na proteção às mulheres”, destacou o governador Ibaneis Rocha.
Em solo espanhol, o grupo visitará estruturas das polícias e terá oportunidade de conhecer equipamentos e tecnologias. Além disso, dois policiais, um da Polícia Militar e outro da Polícia Civil, participarão de um curso avançado, com o objetivo de adquirir conhecimentos especializados e promover o intercâmbio de experiências, que poderão ser aplicados na melhoria da segurança pública no DF.
A visita é de grande importância para o GDF pelo fato de a secretaria desenvolver projetos estratégicos de aprimoramento de suas políticas públicas de segurança, seja no combate à violência contra a mulher, seja no fortalecimento da Divisão de Prevenção e Combate ao Extremismo Violento (Dpcev), criada em novembro passado para prevenir e combater manifestações radicais, frequentemente violentas, que possam ameaçar a segurança da capital.
A SSP-DF também foi convidada pelo Ministério do Interior da Espanha e pelo Centro Universitário da Guarda Civil para participar da abertura do Máster oficial de Alta Dirección en Seguridad Internacional (MADSI).
“Esperamos trazer da Espanha conhecimentos e sugestões também de aquisição de equipamentos que possam nos auxiliar nesse propósito. E da mesma forma, no que diz respeito à violência contra as mulheres, eles também têm um conhecimento bastante adiantado. Eles também passam por esse problema, talvez seja o país da Europa onde isso seja mais gritante. Até por isso eles têm também um conhecimento bastante avançado que podem compartilhar conosco, sempre no propósito de que a gente consiga produzir cada vez melhores resultados e cada vez um combate mais efetivo à criminalidade”, finalizou Sandro Avelar.
Com informações do portal Política Distrital News