PSDB – DF

Presidente do TSE pede cassação de registro do PT

gilmar mendes foto Gervásio Baptista SCO STFO presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, determinou abertura de processo pedindo a cassação do registro do Partido dos Trabalhadores (PT). Para ele, a cassação seria motivada por indícios de que a sigla foi indiretamente financiada pela Petrobrás, prática proibida pela legislação eleitoral.

Apesar de terem sido aprovadas pelo TSE em 2014, as contas de campanha da presidente afastada, Dilma Rousseff, continuaram sendo investigadas a pedido de Mendes. O pedido de cassação do PT será fundamentado em investigações que levantaram indícios de irregularidades na contabilidade apresentada pela petista. As informações são da matéria publicada neste domingo (7) pelo jornal O Globo.

No documento, o ministro citou as apurações feitas pela Operação Lava-Jato que revelaram o envolvimento de agentes públicos e empreiteiras com objetivo de facilitar contratos com a Petrobras. Segundo Mendes, parte da propina voltaria ao PT em forma de doações à legenda e suas campanhas eleitorais. Outra fatia da propina teria sido entregue em dinheiro ao tesoureiro do partido. Uma terceira parcela financiaria o PT por meio de doações indiretas, usando contratos de publicidade.

Segundo o ministro, os fatos apurados “são indicativos do crime de lavagem de dinheiro”. E acrescentou: “a omissão de recursos na contabilidade da campanha indica crime de falsidade ideológica eleitoral”.

Clique aqui para ler a íntegra da matéria no jornal O Globo.

 

*Da assessoria do PSDB Nacional

Assessoria de Comunicação
Diretório Regional – PSDB/DF
(61) 3340-4145

Ver mais