Brasília (DF) – As pessoas estão cansadas da apatia do governo federal no combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, da febre chinkungunya e do temido zika vírus. É o que mostrou mais um panelaço ouvido na noite de ontem em diversas partes do país durante pronunciamento da presidente Dilma Rousseff em cadeia de rádio e televisão. A petista pediu mais engajamento da população e disse que o governo está usando “todos os recursos no enfrentamento ao problema”.
Segundo reportagem do jornal O Globo desta quinta-feira (04/02), a resposta da população foi o protesto. No Rio de Janeiro, o panelaço pôde ser ouvido em bairros como Copacabana, Flamengo, Laranjeiras e Icaraí, em Niterói. Em São Paulo, moradores de diferentes bairros foram às janelas bater panelas. O barulho aumentou por conta de um buzinaço: motoristas paravam seus carros no meio da rua para protestar. Foram registradas manifestações nos bairros de Jardins, Higienópolis, Moema, Santana, Bela Vista e Sumaré.
Na região central de Brasília, nos bairros Sudoeste, Asa Sul e Asa Norte, também foram registrados protestos, assim como em Savassi, em Belo Horizonte, e em Florianópolis, Balneário Camboriú e São José, já em Santa Catarina.
No pronunciamento, Dilma afirmou precisar “da ajuda e da boa vontade de todos” e dirigiu “uma palavra especial de conforto” às mães que tiveram filhos acometidos pela microcefalia, por conta do zika vírus. Pareceu esquecer, porém, das gafes cometidas pelo governo no combate à doença. Duas delas vieram do próprio ministro da Saúde, Marcelo Castro, que após dizer que torcia para que mulheres pegassem o zika vírus antes de entrarem no período fértil, afirmou que o Brasil estava “perdendo a guerra contra o Aedes Aegypti”.
Vale destacar que o número de casos de microcefalia tem crescido de forma alarmante no Brasil. De acordo com boletim divulgado nesta terça-feira (02) pelo Ministério da Saúde, até 30 de janeiro o número de casos confirmados tinha subido 49,6% em uma semana, passando de 270 para 404. Já o número de casos suspeitos subiu 14,4% no mesmo período, de 4.180 para 4.783.
*Do PSDB Nacional
——————-
Assessoria de Comunicação
Diretório Regional – PSDB/DF
(61) 3340-4145