A sigla recebeu o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, em sua sede para um bate-papo com os filiados
A manhã deste domingo (4) na sede do PSDB/DF, foi marcada pela presença do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Trata-se da abertura do ciclo de debates das “prévias da Nacional”, que aconteceu durante a reunião ordinária dos filiados, e conduzido pelo presidente regional do partido, senador Izalci Lucas.
“O Brasil precisa de mudanças, precisa de democracia. Trazer os pré-candidatos das prévias para esses debates, faz parte do exercício democrático”, explicou Izalci.
Num total, 150 filiados participaram do evento híbrido, que foi transmitido pela plataforma zoom e pelos canais de redes sociais. Presencialmente, apenas os membros da Executiva, presidentes dos Segmentos, Secretariados e Zonais; e o deputado Rodrigo de Castro, líder do partido da Câmara dos Deputados, seguindo os protocolos de prevenção à covid-19.
O PSDB Mulher/DF estava lá e fez a diferença, presenteando o governador com a camiseta “Tem que Parar”: campanha contra a violência da mulher, lançada em 2020.
“O exercício interno da democracia com a realização das prévias, nos permite refletir os grandes temas do país e as soluções propostas por cada pré-candidato para um país mais justo e próspero para nós brasileiras e brasileiros”, disse Andréia.
Em resposta à pergunta de Andréia – que tratava da “pauta 50/50” – Eduardo Leite adiantou que ainda não tem visão de como será a estrutura de Governo, mas defendeu a paridade de gênero. O governador também elogiou o trabalho realizado pela presidente do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB, Yeda Crusius.
“Há cem anos, as mulheres não tinham direito a voto, não tinham direito sobre seus próprios filhos. Se os maridos quisessem sair de casa e levar os filhos, as mulheres não tinham a possibilidade de reclamar. Isso foi ontem, se pensarmos do ponto de vista civilizatório. Temos muito ainda a avançar. E para avançar envolve a representatividade, e temos que lutar pela paridade 50/50.”
Leite também abordou a questão da violência contra as mulheres e destacou que é um assunto que merece toda a atenção. “Você não resolve o problema da violência contra a mulher apenas com ações de segurança pública porque tem um concorrente cultural que torna especialmente difícil o enfrentamento desses crimes. Infelizmente, alguns homens insistem em não sair das cavernas, das selvas, e têm as mulheres como propriedades suas e não se resignam com o fim do relacionamento e com a autonomia da mulher. Temos que debater muito esta questão cultural”, defendeu, ao destacar o trabalho realizado no seu estado no combate à violência doméstica, citando dezenas de mulheres que ocupam espaços importantes, como a primeira chefe da polícia civil.
Ao fim do evento, o presidente regional Izalci presenteou o governador com uma placa de agradecimento por sua presença.
Três encontros no mesmo formato estão previstos com os demais pré-candidatos pelas prévias tucanas: João Dória (SP), Tasso Jereissati (CE) e Arthur Virgílio (MA).
Mais informações na sede do PSDB-DF: 61. 3340-4145
Agradecimento à Luciana Loureiro que contribuiu com aspas do governador para esta matéria.