Em um país de cultura predominantemente machista e de raízes patriarcais, a mulher parece ganhar, embora ainda a passos curtos, mais espaço na política. O PSDB-DF tem investido nessa luta para a mudança de cenário com a valorização de seu segmento feminino.
Coronel Sheyla – que foi a primeira mulher a comandar a Polícia Militar do DF – se filiou ao partido nesta semana. Conheça sua trajetória.
Sheyla Soares Sampaio, 49 anos, Coronel da Reserva Remunerada da PMDF, nascida e criada em Brasília e moradora do Cruzeiro Novo.
Trabalhou na Polícia Militar do Distrito Federal de 1992 a 2019. Entrou como Cadete e galgou até o posto de Coronel, o último da Corporação.
Ao longo de sua carreira pôde trabalhar em diversas regiões administrativas, tais como Planaltina, Guará, Ceilândia, Plano Piloto, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Núcleo Bandeirante e Parkway.
Sempre primou em seu comando pela participação da comunidade, pela prática da justiça, pelo zelo da disciplina e pela entrega do melhor trabalho. Realizando diversas ações como comando itinerante, corrida Kids, desfiles cívicos com crianças da comunidade e campanhas sociais.
Ministrou diversas palestras no combate a violência doméstica, enaltecendo o excelente trabalho desenvolvido pelo programa PROVID (Prevenção Orientada da Violência Doméstica) da Corporação.
Tem uma participação forte como defensora e praticante do esporte no DF. Cursou Educação Física na Universidade de Brasília e na Universidade Católica de Brasília. É atleta de triathlon e já participou representando o Brasil em campeonatos mundiais, The Championship Samorin (Eslováquia – 2017) e World Police and Fire Games (Los Angeles – 2017).
Foi a primeira mulher a Comandar a Polícia Militar do DF, chegando ao cargo máximo da Corporação, oportunidade em que foi responsável por grande parte das ações de segurança pública no DF.
Atualmente encontra-se na reserva remunerada e disposta a continuar trabalhando por um DF melhor.