Novidades foram divulgadas na reunião mensal da Executiva do PSDB, aberta aos filiados, realizada na noite de ontem. Houve mudança também na data dos encontros
As reuniões mensais da Executiva do PSDB/DF mudaram de data e horário. Agora acontecerão nas últimas segundas-feiras de cada mês, às 19h, e não mais nas segundas quintas-feiras de cada mês, como antes. A mudança foi anunciada na noite de ontem, pelo presidente do Diretório Regional do Distrito Federal, deputado federal Izalci, que atendeu a um pedido dos filiados.
Além do anúncio, o encontro desta segunda-feira (22) foi o pontapé para a apresentação dos projetos que serão desenvolvidos durante todo o ano pelo PSDB/DF. “Nós temos muito a fazer em 2016. Por isso, é importante a participação de todos nas reuniões. Gostamos de apresentar os trabalhos, os resultados e, principalmente, ouvir sugestões”, explicou o deputado.
NÚCLEOS DE BASE
A participação de filiados não se dá apenas com a presença nos encontros mensais da Executiva. Estão em fase final de criação os Núcleos de Base do PSDB em todas as cidades do DF. A proposta é aproximar lideranças locais alinhadas com o projeto tucano à legenda, de forma que o brasiliense ajude a construir um projeto para o futuro da capital federal.
Segundo o presidente do PSDB/DF, haverá em breve um grande encontro dos integrantes dos núcleos para formalizar e impulsionar as atividades que serão desenvolvidas. “Quero montar um núcleo de base em cada canto do DF”, reforça Izalci. O trabalho já está sendo desenvolvido em várias regiões, como Planaltina, Gama, Santa Maria, Samambaia, São Sebastião, entre outras.
Além dos núcleos por cidade, o intuito é criar núcleos por segmentos, para que as demandas de mais urgência da população sejam atendidas com atenção. “Aproveito para convidar os novos filiados a procurar o núcleo da sua cidade e entrar no segmento que seja do seu agrado. É importante que tenhamos pessoal de todos os setores participando”, convidou Izalci.
SECRETARIADO DA MULHER
O Secretariado da Mulher no DF, que realizou eleição no mês passado, já inicia o ano com muitas atividades em pauta. A nova presidente, Luiza Vercillo, apresentou alguns projetos que serão desenvolvidos pelo segmento nos primeiros meses.
“No dia 24 de fevereiro, é comemorado o Dia do Voto Feminino. Por isso, nós estamos fazendo uma ampla divulgação desse dia tão importante”, contou Luiza, satisfeita com o crescimento das mulheres dentro do PSDB. Atualmente, representam 56% dos representantes do partido.
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, no dia 8 de março, o segmento fará uma confraternização no partido. Antes, está prevista a concentração do movimento na Rodoviária do Plano Piloto. O evento será no dia 19 de março, data escolhida em atenção às agendas das participantes.
ITV
Este ano, o Instituto Teotônio Vilela (ITV) retomou suas atividades no DF. É um trabalho ligado ao PSDB Nacional que tem como um dos objetivos a formação e capacitação da militância dentro do partido. “Nós levantamos uma equipe maravilhosa para executar essa missão de levar informação e conhecimento político”, contou André Clemente, diretor do ITV no DF.
O grupo vai realizar duas grandes ações no mês de maio. A primeira é envolve o Dia Internacional da Mulher. Tomando a data como ponto de partida, o ITV pretende trabalhar os temas que apontam o fortalecimento da atuação feminina na política.
Em outra frente de trabalho, os integrantes do Instituto definiram o meio ambiente como mote para discutir a importância da água e as atuais condições dos recursos hídricos no DF. O ITV também lançará cursos de capacitação profissional, que serão divulgados em breve, após o fechamento da agenda do Instituto.
SUSTENTABILIDADE
Ao final do encontro, foram distribuídas mudas de ipê para os aniversariantes do mês e os novos filiados ao partido. Em parceria com o instituto Sagres, a ação vai contemplar mensalmente 45 pessoas com mudas da espécie, nativa do Cerrado, nas reuniões da Executiva.
A proposta é conscientizar para a preservação dos espaços verdes no DF, ampliar as áreas cobertas pelo Cerrado e promover o desenvolvimento sustentável.