Seminário de Capacitação “Mulheres que Constroem um Brasil Melhor” aconteceu neste fim de semana na sede do partido em Brasília, com participação do presidente regional, o senador Izalci.
O Secretariado Nacional do PSDB/Mulher/trouxe ao Distrito Federal uma força-tarefa para estimular a participação feminina na política, especialmente com foco em ampliar a representatividade nas eleições de 2022.
O grupo, que nas últimas semanas passou por Goiás e Paraíba, chegou à Brasília em parceria com a coordenadora do Secretariado Nacional na região Centro-Oeste e presidente do PSDB-Mulher no DF, Andréia Moura.
O encontro se dividiu em dois momentos: na noite de sexta-feira (22), com o tema “Momento Político”, que contou com a participação de pré-candidatas tucanas do DF; e na manhã de sábado (23) com o seminário de Capacitação Política, quando reuniu cerca de 200 mulheres na sede do PSDB-DF.
O objetivo do evento foi identificar, qualificar e fortalecer candidaturas de mulheres, traçando como meta a eleição do maior número de deputadas distritais, estaduais, federais, senadoras e governadoras tucanas em todo o país.
“As mulheres são a maioria da população brasileira e do eleitorado nacional, mas infelizmente não tem essa representação no cenário político do país. No Congresso Nacional, ocupam apenas cerca de 15% das cadeiras, que chega a ser um disparate. Temos que buscar mecanismos para fazer crescer essa representação parlamentar. O PSDB-Mulher tem contribuído muito para isso, como faz na realização desse encontro aqui em Brasília. A hora é essa: qualificar nossas mulheres e fazer com que conquistem seu espaço na vida partidária e na política nacional”, disse o senador Izalci Lucas, presidente do PSDB-DF e pré-candidato a governo do Distrito Federal, que participou de todo o encontro.
Já a presidente do PSDB-Mulher, Andréia Moura, destaca que nos dias de hoje a maior parte das mulheres brasileiras são provedoras de seus lares, chefes de famílias sozinhas: “Então o Estado deve ter o olhar atento e cuidadoso para elas, para que elas possam ter emprego e gerarem renda em suas cidades” explica. Andréia Moura acrescenta que a vida das mulheres irá melhorar “quando as mulheres participarem mais de política, sabendo que a política é que transforma cada um de nós, seja na educação dos filhos, na saúde dos nossos pais, ciência e tecnologia, empreendedorismo…”
Estiveram presentes mulheres de outros estados como a 1ª tesoureira do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB e pré-candidata a deputada federal pelo Espírito Santo, Neuzinha de Oliveira, que apresentou o hino do PSDB Mulher, o qual é autora.
Programação:
Um dos painéis do seminário abordou a temática das Políticas Públicas para Mulheres Pós-Pandemia e Bandeiras Eleitorais PSDB-Mulher.
O assunto foi detalhado por Tarsila Rorato Crusius, psicóloga e mestra em Direitos Humanos, especialista em gestão do trabalho e da Educação em Saúde.
O contexto da legislação eleitoral foi apresentado por Luciana Loureiro. Especialista em controle e combate à corrupção e membro fundadora da ABRADEP, Luciana é assessora jurídica do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB e vice-presidente do PSDB-Mulher do DF.
O encontro ainda debateu aspectos da comunicação política e os cenários local e nacional para 2022, com a palestrante Leticia Diniz, jornalista com pós-graduação em Ciência Política.