O encontro do PSDB nesta sexta-feira (9), em Planaltina, reuniu as principais lideranças da cidade para a primeira de uma série de reuniões preparatórias do projeto “PSDB nas cidades”. Capitaneadas pelo presidente do PSDB-DF, deputado federal Izalci, as reuniões acontecerão em todo o DF e terão como metas a implantação dos Núcleos de Base e a elaboração de propostas para a cidade. “Com o apoio da população, podemos realizar nosso maior objetivo que é a construção de um projeto de planejamento, investimento e gestão para cada cidade do Distrito Federal”, destacou o tucano.
Izalci destacou a importância da participação das lideranças da região na mobilização da população em torno de um projeto que contemple as principais demandas e expectativas dos moradores da cidade. Segundo Adimário Rocha Barreto, que é vice-diretor da Escola Técnica de Saúde e há 23 anos milita na área de educação. “É muito importante essa iniciativa do deputado Izalci, no sentido da gente começar a discutir as prioridades de cada setor em cada bairro e em cada cidade, e começarmos a organizar isso para apresentarmos no momento certo em for haver uma construção para cada cidade”. Explicou. “Uma vez trabalhando o projeto, as pessoas naturalmente se aglomerarão em torno dele. Quero muito para Planaltina porque quero deixar um legado de uma cidade organizada e com qualidade de vida para meus netos e bisnetos”, completou.
Segundo Cláudio Ornelas, ex-administrador da cidade e representante da Caesb, nunca foi feito um projeto para a cidade de Planaltina. “É importante porque se trata de um planejamento feito em cima das demandas da população. É um projeto a ser feito sobre o que a cidade precisa e Planaltina precisa de muitas coisas”, afirmou.
Para Agnaldo Lelis que é ex-secretário de Agricultura, ex-administrador de Planaltina, administrador da Granja do Torto e presidente das Associações dos legítimos ocupantes de terras rurais do DF e de produtores rurais, tudo se inicia pelo planejamento, pelo projeto. “Sem planejamento não há desenvolvimento possível. O caminho é esse”, enfatizou.
Ainda, segundo o ex-secretário, uma das questões mais importantes a serem resolvidas é a titularidade das terras do DF. Lelis acredita que a solução é a escrituração ou o reconhecimento de posse. “Sem o domínio do lote rural ou urbano, o proprietário não tem acesso a financiamentos, fica totalmente alijado do processo de desenvolvimento e, com isso, fica fácil a ação de grileiros”. O ex-secretário também criticou a Terracap que, segundo ele, vem se apropriando de áreas que não lhe pertencem. “A Terracap vem fazendo mutações em escrituras e ampliações de áreas. Temos tudo isso documentado”, denunciou.
Outro que se entusiasmou com o “PSDB nas Cidades” foi o major Camargo do Corpo de Bombeiros de Planaltina e liderança reconhecida na cidade. Camargo considera o momento ideal para se mobilizar a população em torno de um projeto especial para a cidade. “O presidente Izalci foi muito feliz, as pessoas querem mudança e querem participar. Esse é o momento propício para isso”, garantiu.
A reunião contou ainda com a presença de ex-administradores, representantes de empresas públicas e privadas das áreas de saúde, educação, segurança, ação social e infraestrutura, bem como de associações de bairro, feirantes, produtores e comerciantes locais. Neste sábado, o “PSDB nas cidades” estará em Sobradinho II, às 10h. Venha participar!
Antes do encontro, o deputado Izalci estará na Radio Comunitária de Sobradinho FM 98.1 às 9h20, sob o comando do radialista Eumar Torres e Uerley