PSDB – DF

PSDB presidirá comissões de Ciência e Tecnologia e de Relações Exteriores em 2014

padrao_foto_logo-300x200Brasília (DF) – O PSDB será responsável pela presidência de duas, das 22 comissões, da Câmara: Ciência, Tecnologia e Informática e de Relações Exteriores e Defesa Nacional. A definição ocorreu durante reunião dos líderes partidários que discutiram a distribuição das presidências de 22 comissões permanentes da Casa para o ano de 2014.

Os nomes dos parlamentares que ocuparão os comandos das comissões serão definidos nos próximos dias. Terceira maior bancada na Câmara, o PSDB optou pelas duas comissões.  O partido já tem um histórico de trabalhos prestados no comando de ambas nos últimos anos. O líder da bancada tucana na Casa, Antonio Imbassahy (BA), destacou a importância das comissões.

“São dois colegiados importantíssimos e neles vamos colocar as coisas como devem ser: deixaremos bem claro que a presidente Dilma não controla o PT, que atenta contra a liberdade de imprensa e, além disso, não dá a atenção devida às forças armadas brasileiras”, afirmou.
Imbassahy.

Histórico

A Comissão de Ciência, Tecnologia e Informática foi presidida em 2013 pelo deputado federal Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG). Este será o quarto ano consecutivo em que o PSDB estará à frente da comissão. Em 2011, ela foi presidida por Bruno Araújo (PSDB-PE) e, em 2012, por Eduardo Azeredo (PSDB-MG).

A comissão analisa propostas relacionadas a expansão da radiodifusão, telecomunicações, inclusão digital, uso de softwares livres, entre outros temas. A resistência às teses autoritárias de controle da mídia, reiteradamente defendidas pelo PT, é uma das marcas do partido à frente do colegiado.

Essa comissão surgiu em 1936 para tratar de comunicação e transportes. Com o tempo e os avanços na tecnologia,  ganhou novas atribuições e se separou dos transportes. Em 1985, o grupo é estabelecido como Comissão de Comunicação e Informática. Só em 1989 foi batizada com o atual nome.

A Comissão de Relações Exteriores foi presidida pelos deputados federais tucanos Emanuel Fernandes (SP), em 2010, e Carlos Alberto Leréia (GO) em 2011. O colegiado existe desde 1936, época em que recebia a denominação de “Diplomacia e Tratados”. É responsável por tratar de relações diplomáticas, política externa, tratados internacionais, fronteiras, direito militar, declaração de guerra e outros assuntos.

Do Portal do PSDB na Câmara

Ver mais