O PSDB-DF homologou neste sábado (28) , a candidatura do deputado Luiz Pitiman ao cargo de candidato do partido a governador do Distrito Federal. Cerca de 2 mil militantes tucanos superlotaram o auditório e o pátio do Crea, na 901 Sul. Até a segunda-feira (30) o PSDB poderá realizar aliança com outros partidos, que indicariam o candidato a vice-governador na chapa encabeçada por Pitiman. “O ideal seria uma coligação enxuta, com até três partidos”, comentou Pitiman, acrescentando, contudo, que o PSDB poderá também disputar sozinho a eleição, uma vez que tem o principal candidato da oposição à presidência da República, o senador Aécio Neves, que inclusive lidera as pesquisas em Brasília.
O importante, segundo Pitiman, é que a aliança se concretize em torno de ideais e não de cargos. “Estamos dando ‘o pontapé inicial para a recuperação do Distrito Federal”, frisou o candidato, que estava ao lado da representante de Aécio Neves na Convenção, Maria Estela Kubitschek, que se declarou “madrinha” da candidatura de Pitiman, “o futuro governador da cidade que meu pai construiu”, disse a filha de JK.
A ex-governadora do DF, Maria Lourdes Abadia, também saudou Pitiman, destacando a união do partido em torno da sua candidatura. União, por sinal, festejada por todos. O deputado Izalci Lucas e o ex-presidente do PSDB-DF, Márcio Machado, que disputaram com Pitiman a indicação do partido para o cargo de governador, participaram da convenção, demonstrando essa união.
Os representantes do PSDB Jovem e PSDB Mulher também declaram apoio a Pitiman. Igualmente o presidente regional, ex-ministro Eduardo Jorge. As torcidas dos então pré-candidatos a deputado distrital e a federal, portando bandeiras, coloriram o cenário, enfeitado com fotografias de candidatos e banners com frases de apoio de Aécio Neves e do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso a Luiz Pitiman.
De acordo com Pitiman, o atual governo gasta uma fortuna com publicidade nas emissoras de TV. “Essa cidade que mostram nas propagandas não existe”, disse ele, acrescentando que “Brasília grita: cuida de mim”. Para Pitiman é preciso cuidar da cidade, dos jovens, dos idosos, investindo não só em educação, saúde, transporte e segurança, mas do que cada região administrativa mais necessita, principalmente de geração de empregos.
Pitiman – Luiz Pitiman é natural de Toledo, Paraná, tem 52 anos. Ele e é empresário, do ramo da construção civil. Foi eleito deputado federal em 2010 pelo PMDB. Saiu do partido por discordar da aliança com o PT e, principalmente, pela forma como o PT governa o Distrito Federal. É coordenador da bancada do DF no Congresso Nacional, presidente da Frente Parlamentar Mista para o Fortalecimento da Gestão Pública, titular da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara e vice-líder da Minoria.