O incentivo a um modelo de gestão que possa melhorar a vida da população brasileira e a celebração da vitória do PSDB nas últimas eleições marcaram o Encontro Nacional de Prefeitos, realizado nesta sexta-feira (25). O evento promovido pelo Instituto Teotônio Vilela reuniu as principais lideranças do partido na Câmara dos Deputados, em Brasília. Ele foi celebrado por todos os presentes como de grande importância para que os gestores municipais possam trabalhar de forma eficiente e com apoio de outras instâncias de poder, a exemplo dos governos dirigidos por tucanos; deputados e senadores.
Na avaliação de deputados do PSDB, os novos prefeitos têm pela frente o desafio de superar a crise econômica, política, ética e moral vivida hoje pelo Brasil. Esse será o papel fundamental dos prefeitos para que o cidadão volte a acreditar num Brasil possível.
Segundo o secretário-geral do partido, deputado Silvio Torres (SP), o encontro dá a dimensão do que foi a vitória do PSDB nessas eleições. “É a afirmação do partido que hoje desponta como alternativa para levar o país a uma situação de normalidade, tirar o país da crise”, disse.
A partir da posse, em 1º de janeiro de 2017, o PSDB vai comandar mais de 800 prefeituras, sendo sete capitais. “Recebemos mais de 21 milhões de votos e isso deve ser mostrado para que todos tenham consciência do significado desse crescimento do partido e o tamanho da responsabilidade, para que ele seja o partido a liderar o processo de restabelecer a esperança do povo brasileiro”, completou Torres.
Na avaliação do deputado Marcus Pestana (MG), o Brasil vai renascer a partir dos municípios. “A democracia brasileira será reinventada a partir das cidades”, disse. Ele reitera que, ao discutir gestão e administração pública, o evento se torna um marco importante para que os prefeitos entrem alinhados conceitualmente com a visão de responsabilidade fiscal, social e de eficiência para melhorar a vida da população.
Segundo o prefeito eleito de Vila Velha, deputado Max Filho (ES), é importante integrar essas ações de forma a buscar a eficiência e colocar o Estado a serviço do cidadão. “O partido tem como dar uma boa mostra daquilo que pode vir no futuro, em termos de eficiência, de qualidade, foco no resultado e no desempenho.”
O resultado eleitoral mostra claramente que o PSDB está na direção correta, sintonizado com a sociedade. Essa é a análise feita pelo deputado Vanderlei Macris (SP), ao participar do evento. O tucano reitera a importância do partido para dar estabilidade ao governo de transição conduzido pelo presidente Michel Temer. “O partido sai fortalecido e se prepara como alternativa de poder para 2018”.
Manter essa linha de coerência com os princípios da social democracia de modo a fortalecer políticas públicas de inclusão é o principal compromisso dos gestores em 2017, segundo o deputado Raimundo Gomes de Matos (CE). Ele lembrou a iniciativa de Ruth Cardoso ao criar as políticas sociais, com o apoio do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e a cúpula do PSDB.
“A população de baixa renda foi a principal beneficiada, inclusive com a criação de novos postos de trabalho”, reiterou. Ele destacou ainda a iniciativa do Instituto Teotônio Vilela, dirigido pelo senador José Aníbal (SP), junto com o presidente nacional, senador Aécio Neves (MG), deputados, prefeitos e lideranças, que buscam alinhar esse modelo de gestão pensando em 2018.
O deputado Lobbe Neto (SP) destacou a vitória nas eleições municipais, que deu uma nova perspectiva para o pleito eleitoral de 2018. “Foi um banho azul que nós demos, tirando o vermelho que tinha no Brasil”. Para o deputado Rocha (AC), o encontro serviu para repassar aos prefeitos que estão iniciando os bons exemplos de eficiência na gestão.
A troca de experiências exitosas em cidades administradas pelo partido pode contribuir para o sucesso das novas prefeituras. Segundo o presidente do PSDB-DF, deputado federal Izalci, o país soube reconhecer o papel dos tucanos com a responsabilidade fiscal e a gestão de resultados, especialmente nas grandes cidades.
*Do PSDB na Câmara