O PSDB saiu em defesa da manutenção do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF) como é nos dias atuais e contra a proposta de corte feita pelo governo federal. Em vídeo, o presidente nacional da legenda, Marconi Perillo e o presidente do PSDB no DF, Sandro Avelar, rechaçam a mudança na correção do fundo, que pode provocar uma perda para o Governo do Distrito Federal (GDF) de R$ 12 bilhões nos próximos anos.
Para Perillo, a mudança de correção conforme a variação da receita corrente líquida (RCL) da União para um possível reajuste anual com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é nefasta.
“Neste momento, quando se faz um ataque injusto aos recursos do DF, quero me solidarizar ao governador Ibaneis e ao secretário Sandro Avelar e presidente do nosso partido, no sentido de que todas as bancadas votem contra esse projeto nefasto do governo federal”, diz Perillo.
Sandro Avelar, presidente do PSDB-DF e secretário de Segurança Pública do DF, afirma que a medida é descabida.
“É o Fundo Constitucional que garante o custeio da segurança pública na capital do país, uma área sensível e estratégica, que protege mais de 3 milhões de pessoas. Entre elas, as mais importantes autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário”, destacou Avelar.
Ainda segundo o presidente do PSDB-DF, “é contraditório que o governo federal, que tanto destaca a necessidade de segurança dessas autoridades, promova a redução dos recursos que custeiam a Polícia Militar, a Polícia Civil e o nosso Corpo de Bombeiros. Uma ideia totalmente descabida, contraditória”.