PSDB – DF

PT pode ficar três meses sem receber repasses do fundo partidário

LM_Posse-de-Lula-Ministro-Casa-Civil_17032016008-850x460Brasília (DF) – Em pleno ano eleitoral, o PT corre o risco de ficar três meses sem receber os repasses do fundo partidário. A legenda perdeu todos os recursos apresentados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que condenou o PT por ter usado recursos do fundo partidário, em 2009, para pagar um empréstimo feito no Banco Rural em 2003. A Corte considerou a operação, que acabou dando origem ao mensalão, irregular.

Segundo coluna da jornalista Mônica Bergamo, publicada nesta quarta-feira (15) no jornal Folha de S. Paulo, o processo foi encaminhando ao gabinete do presidente do TSE, Gilmar Mendes, para que seja assinado, e ter a decisão executada. Os advogados do PT pretendem recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar suspender ou postergar a medida. A legenda recebe R$ 7,9 milhões por mês do fundo partidário.

O deputado federal Betinho Gomes (PSDB-PE) lamentou o uso equivocado dos recursos públicos pelo Partido dos Trabalhadores. Vale lembrar que o PT responde a mais uma ação no TSE, por irregularidades na prestação de contas da campanha de 2010, que determina o pagamento de uma multa de R$ 7 milhões.

“É lamentável que um partido político da dimensão do PT tenha feito tantas lambanças com recursos públicos, seja recursos de origem do governo, e aí estão o mensalão e o petrolão para comprovar, sejam os próprios recursos que são repassados diretamente ao partido”, avaliou.

“Pela informação que temos dos tribunais, que sai pela imprensa, esse recurso foi mal utilizado. Isso cria uma sensação de que o partido esqueceu completamente os seus princípios políticos, os valores que defendeu no passado, e passou a se apropriar do recurso público para financiar ilegalidades. É um péssimo exemplo”, destacou o tucano.

O parlamentar elogiou a atuação do Judiciário e ressaltou que a justiça deve ser feita: nenhum partido que fez uso de recursos públicos de forma ilegal deve sair impune.

“A justiça faz bem em suspender esses recursos porque nenhum partido pode fazer a utilização equivocada de recursos que são de origem pública. Um exemplo como esse, para um partido da dimensão do PT, serve também para que os outros partidos tenham cuidado na utilização do seu fundo partidário. É positivo que o TSE esteja fiscalizando, acompanhando e penalizando quem usar os recursos de maneira equivocada”, completou Betinho Gomes.

Leia AQUI a coluna publicada no jornal Folha de S. Paulo.

*Da assessoria do PSDB Nacional
Assessoria de Comunicação
Diretório Regional – PSDB/DF
(61) 3340-4145
Ver mais