PSDB – DF

Queda histórica do setor de serviços em 2016 é mais uma herança negativa dos governos petistas, avalia Marini

adermis-marini-foto-divulgacaoBrasília (DF) – A recessão econômica deixada pelo governo do PT continua assombrando o país em diversas áreas. Em 2016, as fortes perdas na atividade de transportes pesaram sobre o setor de serviços, que terminou o ano com a queda de 5% em seu volume, o pior resultado da série iniciada em 2012 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi o segundo ano seguido de recuo, após retração de 3,6% em 2015, quando o setor registrou o primeiro resultado negativo na série. As informações são do jornal Folha de S. Paulo desta quarta-feira (15).

De acordo com a reportagem, o setor cresceu 0,6% em dezembro em relação ao mês anterior e recuou 5,7% na comparação com o mesmo mês do ano anterior, pior resultado para o mês na série. Ambos os resultados foram piores do que o esperado em pesquisa da Reuters, que apontava expectativa de alta mensal de 1,4% e queda de 4,5% na anual.

Para o deputado federal Adérmis Marini (PSDB-SP), o forte recuo no setor é reflexo da “péssima administração” dos governos dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, que deixaram mais essa herança negativa para o país. “Ainda estamos sofrendo com as consequências deixadas pelo PT e a população continua pagando a conta. Tenho expectativas de que o ano que vem será marcado por uma melhora desse cenário”, afirmou.

Em 2016, a atividade de Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio apresentou a maior queda, de 7,6%, apesar do avanço de 0,4% em dezembro. O destaque ficou para as perdas de 10,4% em transporte terrestre, influenciadas diretamente pelo resultado fraco da indústria brasileira no ano passado devido à forte dependência do transporte de cargas, de acordo com o IBGE.

Também se destacou no ano passado o desempenho de serviços profissionais, administrativos e complementares, com retração de 5,5%. O volume do chamado agregado especial atividades turísticas avançou 3,1% em dezembro sobre novembro, mas acumulou no ano recuo de 2,6%.

Recuperação

Na avaliação do tucano, as reformas estruturantes que estão sendo feitas pelo governo com o apoio do PSDB serão fundamentais para o avanço da economia e a retomada do crescimento no próximo ano. “Com os ajustes que estão sendo feitos, os projetos que estão tramitando na Câmara e a liberação do FGTS, o país vai voltando a se recuperar aos poucos. São gestos no sentido de voltarmos a girar a economia e retomar a credibilidade. Nós estamos com uma agenda positiva para melhorar o país”, completou.

*Do PSDB Nacional

Ver mais