Antônio Luiz Barbosa nasceu em 10/12/1939, em Inhumas-GO, militou no Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e fundou o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) ao lado de nomes como Fernando Henrique Cardoso, Franco Montoro, Mário Covas, José Serra, Sigmaringa Seixas, Pompeu de Souza, Maria de Lourdes Abadia, Gustavo Ribeiro, Geraldo Campos, Antonio Sanchez Sales e muitos outros que sempre acreditaram que a política é a melhor forma de transformar e melhorar a vida das pessoas.
Militante político desde jovem, Antônio Luiz Barbosa, formou-se em Direito pelo Uniceub, em 1972. Exerceu cargos relevantes no Governo do Distrito Federal, como Secretário de Estado de Meio Ambiente, Secretário de Ação Social, Subsecretário de Direitos Humanos e Diretor da Agência Reguladora de Águas (ADASA). Era aposentado como auditor tributário. Atuou em vários sindicatos na defesa dos trabalhadores e servidores públicos.
Dr Barbosa, como era conhecido, atuava ativamente para organizar o PSDB no DF e, após anos de fidelidade, naturalmente, ele assumiu a liderança do Grupo Político do ex-deputado Constituinte Dr Geraldo Campos.
Ele era o “fiel da balança” para assumir qualquer cargo na Executiva do Partido e garantir a Democracia interna de alternância de forças. Ele assumiu cargos como Secretário-Geral várias vezes e, atualmente, era Vogal da Comissão Executiva Regional do PSDB-DF. Dr Barbosa foi um dos responsáveis pelo fortalecimento do então Deputado Federal e hoje Senador Izalci Lucas no Ninho Tucano e sempre deixou claro que defendia e acreditava no projeto de o partido governar o DF.
Para Sônia Gorette Carvalho Santos, moradora de Samambaia e tucana há mais de 20 anos, Dr Barbosa era um verdadeiro amigo.
“Ele era canal de bençãos e muitas realizações tanto na sociedade quanto em minha vida, pôde me proporcionar segurança a qual consegui desenvolver diversas atividades benéficas para outras pessoas também através da política. Na hora que mais precisei, me inseriu no processo de oportunidades o qual pude manter a família, fez sentir-me segura e me proporcionou uma vida digna. Fica o aprendizado e a ele toda gratidão e reconhecimento eterno!”
“Eu e o Barbosa nos conhecemos em 1984 na campanha do nosso saudoso Deputado Constituinte Geraldo Campos. Barbosa era pra mim um irmão, amigo e cuidadoso com todos a sua volta.
A definição que tenho do Barbosa é de que ele era um homem como poucos, extremamente prestativo, generoso, amigo, de um alto astral invejável. Liderança nata, Ser de luz própria, possuidor de um caráter de excelência, Modesto e sempre interagiu conosco na simplicidade.
Perdermos mais um dos poucos pilares que sustentam os alicerces dos homens realmente dignos. Retorna a Deus mais um de seus amados.”
Maria Perpétua de Almeida, 62 anos, Moradora do Guará.
Os dois depoimentos carinhosos sobre Barbosa – concedidos pelas colegas do partido – representam centenas de outros tucanos que o admiravam.
Ele deixou esposa, Justina, conhecida como Dona Tina, três filhos Andréia, Marcelo e Bruno e netos.
Executiva PSDB-DF
Izalci Lucas – Presidente