PSDB – DF

Sandro Avelar destaca a importância da integração entre órgãos no enfrentamento à violência de gênero

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Superior Tribunal Militar (STM) realizaram, nesta quinta-feira (13), o Encontro Nacional da Alta Gestão do Sistema de Justiça e da Segurança Pública para a Proteção das Mulheres e Igualdade de Gênero, que contou com a participação de lideranças do sistema de Justiça e representantes das políticas públicas para fortalecer compromissos institucionais e propor ações concretas no combate à violência contra a mulher, na promoção da igualdade de gênero e no aumento da participação feminina nas instituições.

Durante o encontro, o secretário de Segurança Pública do DF e presidente do PSDB-DF, Sandro Avelar, enfatizou a importância da integração entre o Judiciário e as forças de segurança para um enfrentamento mais eficaz da violência de gênero.“Este encontro, promovido pelo CNJ e pelo STM, reforça a necessidade de uma atuação conjunta entre o Judiciário e as forças de segurança para enfrentarmos a violência de gênero de forma eficaz e coordenada. A integração entre essas instituições é fundamental para garantir a aplicação da lei, a proteção das vítimas e a responsabilização dos agressores. No entanto, é importante lembrar que a proteção das mulheres não é apenas um dever do Estado, mas uma responsabilidade de toda a sociedade. Somente com a união de esforços, políticas públicas bem estruturadas e um compromisso coletivo poderemos construir um país mais seguro e igualitário para todas.”, afirmou.

A nova presidente do STM, Maria Elizabeth Rocha, ressaltou a relevância histórica do evento e o compromisso do sistema de Justiça com a proteção das mulheres. “É uma honra presidir um evento com esse caráter simbólico, que marca um sistema de justiça mais acessível e eficiente, comprometido com a proteção de todas as mulheres”, afirmou.

Também participaram do evento a secretária da Mulher do DF, Giselle Ferreira, e a comandante-geral da Polícia Militar do DF, coronel Ana Paula Barros.

Exposição “Não é sobre o que vestimos”

Ao final, Sandro Avelar convidou os participantes a visitarem a exposição “Não é sobre o que vestimos”, promovida pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). A mostra, organizada no mês do Dia Internacional da Mulher, apresenta roupas inspiradas nas utilizadas por vítimas de crimes contra a dignidade sexual, investigados pela PCDF.

O objetivo da exposição é desconstruir o mito de que a vestimenta da vítima pode justificar a violência, reforçando que esses crimes são resultado de abuso de poder, controle e desrespeito. A exposição estará aberta ao público até o dia 31 de março, nos corredores do Departamento de Polícia Especializada (DPE), das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira.

O PSDB-DF, sob a liderança de Sandro Avelar, reafirma seu compromisso com a luta pela proteção das mulheres e pela promoção da igualdade de gênero, apoiando ações e políticas que fortaleçam a segurança e os direitos das mulheres no Distrito Federal e em todo o país.

Seguem imagens do encontro: 

Com informações da Agência Brasília

Ver mais