PSDB – DF

Sandro Avelar e Luciana Loureiro participam da reunião do PSDB-Mulher Nacional e reforçam compromisso com a participação feminina no poder

A presidente do PSDB-Mulher do Distrito Federal, Luciana Loureiro, e o presidente do PSDB-DF, Sandro Avelar, marcaram presença na reunião ampliada do PSDB-Mulher Nacional, evento que reuniu lideranças tucanas de todo o país para debater estratégias e fortalecer a participação feminina na política nos dias 25 e 26 de março, em Brasília.

Sandro Avelar participou do primeiro dia do encontro, que contou com a presença de nomes como o presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, o presidente do ITV Nacional, o deputado federal Aécio Neves, a presidente do PSDB-Mulher Nacional, Cinthia Ribeiro, e a deputada federal Geovania de Sá. Durante sua fala, Avelar destacou o protagonismo do Distrito Federal na valorização das mulheres em cargos de liderança, lembrando que o DF foi pioneiro no Brasil e na América Latina ao nomear uma mulher para comandar o Corpo de Bombeiros de Brasília. “O DF foi pioneiro no Brasil ao nomear uma mulher para comandar o Corpo de Bombeiros de Brasília. Além disso, tivemos, simultaneamente, duas mulheres à frente de corporações da Segurança Pública, com a promoção da comandante da PMDF. A coronel do CMBDF Monica e a coronel da PMDF Ana Paula”, lembrou Avelar ao apresentar a coronel Mônica Miranda para todos.

Luciana Loureiro participou dos dois dias de evento e trouxe contribuições essenciais para o debate. Ela compartilhou detalhes sobre a recente intervenção no PSDB-DF, explicou a mobilização que tem conduzido para atrair mais mulheres ao partido e identificar potenciais candidatas para compor a nominata de 2026. Além disso, reforçou a importância do investimento nas candidaturas das mulheres, garantindo maior competitividade nas eleições, e esclareceu diversas regras internas e organizacionais que o partido precisa cumprir para fortalecer sua atuação.

Loureiro também destacou a necessidade de garantir o cumprimento da legislação sobre financiamento de campanhas femininas dentro do partido. “Os 5%, a lei é claríssima: quem conduz o dinheiro, quem diz onde, quando e como vai ser usado, é o Secretariado da Mulher. Se tem uma presidente constituída, ou em comissão provisória, ou eleita, quem define isso é o colegiado das mulheres, representado pela presidente”, afirmou. Ela também alertou para a falta de comunicação entre dirigentes estaduais sobre essa questão: “Tem presidente que nem sabe que tem essa obrigação dos 5%. Ele vai lá e faz qualquer negócio e depois vem multa para cima do partido.”

Sobre a distribuição dos 30% do fundo eleitoral para candidaturas femininas, Luciana reforçou que é preciso construção política e diálogo interno para garantir uma distribuição eficaz dos recursos.

Um dos momentos mais marcantes do evento foi a participação da ex-governadora do Distrito Federal e ex-deputada constituinte, Maria Abadia. Ovacionada por todas as presentes, Abadia emocionou a plateia ao relembrar sua trajetória e a luta das mulheres para conquistar espaço na política. Com seu discurso forte e inspirador, ressaltou a importância de manter viva a esperança e reafirmou o compromisso histórico do PSDB com pautas que transformaram o Brasil, como a estabilidade econômica, os remédios genéricos e as políticas de modernização do Estado.

Não podemos negociar nossa esperança. A história das mulheres na política é de muita luta, mas é também de conquistas. Estamos aqui porque acreditamos que podemos mudar o Brasil, e é essa força que nos impulsiona”, declarou Abadia, recebendo aplausos calorosos das tucanas presentes.

O PSDB-Mulher DF segue empenhado em ampliar a representatividade feminina na política e garantir que as mulheres tenham mais oportunidades de ocupar espaços estratégicos. O encontro reforçou o compromisso do partido com essa pauta essencial para a democracia e para o desenvolvimento do país.

O segundo dia da reunião ampliada do PSDB-Mulher Nacional foi marcado por debates enriquecedores sobre os avanços e desafios da participação feminina na política.

Veja aqui imagens do encontro: https://www.flickr.com/photos/182238302@N05/albums/ 

Ver mais