Na noite desta segunda-feira (07/06), a executiva e os filiados do PSDB-DF se reuniram para o segundo encontro do diretório regional de 2021.
O presidente regional do PSDB-DF, senador Izalci Lucas, abriu a pauta falando das possibilidades de escolha do nome que disputará a presidência da República na eleição do ano que vem. Como membro da Comissão das Prévias, ele ajudará o partido a definir o melhor modelo da votação.
“As prévias vem acontecendo de forma virtual, assim como será a votação que ocorrerá em Novembro: bem fiscalizada e auditada”, disse o senador, garantindo trazer o tema já bem definido na próxima reunião da executiva – que deverá ser no dia 5 de julho.
Em sua atuação parlamentar, Izalci é o líder do PSDB no Senado e participa assiduamente da CPI da Pandemia, que fiscaliza o Governo Federal frente à Covid-19. Porém a CPI poderá revelar um esquema nacional de corrupção, que envolve o governo de Brasília, com a convocação do ex-secretário de Saúde do DF, Francisco de Araújo.
O ex-secretário foi preso no ano passado, depois que a polícia e o Ministério Público descobriram o envolvimento dele em desvios de recursos para o combate à Covid-19. Izalci foi muito elogiado pelos filiados que fizeram o uso da palavra, em razão desta atuação na CPI.
Ainda prestando contas de seu mandato, o senador Izalci, que sempre defendeu as bandeiras Educação, Ciência e Tecnologia, falou dos desafios a vencer nos próximos anos como por exemplo o alto índice de desemprego, por causa da pandemia. O desafio também é de informatizar órgãos públicos. “A tecnologia é uma excelente ferramenta no combate a corrupção”, justifica.
A novidade da reunião foi o lançamento de dois novos segmentos do partido: o PSDB-DF Rural e o PSDB-DF Pessoas Especiais; além da reestruturação do PSDB Sindical.
PSDB RURAL – representando este núcleo, Jader Soares se apresentou destacando a importância dos produtores rurais durante a pandemia, que ajudaram a manter a economia estável. “São grandes produtores de grãos ou pequenos produtores familiares, todos eles têm importância!” disse agradecendo ao diretório, a oportunidade de compor o cenário político.
PESSOAS ESPECIAIS – Antônio Jose de Sousa, coordenador, e Igor Makita falaram em nome do segmento e se comprometeram, junto ao senador Izalci, de tornarem o DF mais acessível a todos.
PSDB SINDICAL – o coordenador é Marcos Monteiro, policial civil, que destacou a importância do projeto Repensar o DF 2030, que vem sendo desenvolvido ao longo de 2020 e 2021, ouvindo e construindo políticas públicas nas regiões administrativas.
O 1º vice-presidente do PSDB-DF, Maione dos Santos, anunciou encontros e a formação de novos grupos para trabalhar de forma bem segmentada. Sergio Izalci, 1º secretário, elogiou a sigla e reforçou como a democracia se faz presente, dando aos filiados o poder de escolher o próximo candidato a presidência da república. Jean Carlos Sousa, presidente do ITV – DF esclareceu dúvidas dos filiados acerca do curso de formação que será virtual, em razão da pandemia.
Neste mês em que se comemora o dia do meio ambiente, o segmento PSDB SUSTENTABILIDADE completou cinco anos no DF. O coordenador, Cristiano Monteiro, contou sua história e agradeceu a todos que fazem parte da luta por uma cidade com mais mobilidade, mais sustentável e inteligente. Andreia Moura Zemuner, presidente do PSDB Mulher do DF, falou das campanhas em andamento como “Tem Que Parar” que trabalha o tema violência contra as mulheres. Pelo PSDB Jovem, Ismael Junior, representando a coordenadora Thábata de Almeida – falou dos projetos de formação e de desenvolvimento econômico nas RA’ s. Estava presente também, Fenelon Santos do Tucanafro.
O encontro aconteceu on line, pela plataforma Zoom, seguindo as orientações da OMS, e contou com 100 participantes.
Mais informações na sede do partido no DF 61. 3340-4145.