Com o objetivo de ouvir demandas e sugestões sobre assuntos relacionados à Justiça e Segurança Pública, o PSDB Jurídico promoveu um encontro nesta sexta-feira (27/05), com o senador Izalci Lucas, advogados, policiais, estudantes e entusiastas de matérias jurídicas, na sede do PSDB/ DF.
Ao iniciar a reunião, Izalci, que é contador por formação, lembrou sua trajetória desde quando chegou em Brasília, falou de suas experiências profissionais, como secretário de Ciência e Tecnologia e como Juiz do Trabalho, no TRT-10ª Região, e de seus programas como o cheque educação, que serviu de modelo para o PROUNI, beneficiando mais de 100 mil alunos no DF.
“Decidi entrar na vida pública quando descobri que quem não gosta de política vai ser governado por quem gosta. As pessoas precisam entender que é por meio da política que a gente consegue melhorar a vida das pessoas, em todas as áreas, apresentando projetos de lei, criando políticas públicas de Estado, ouvindo a população, os segmentos”, ressaltou.
Entre as sugestões dadas pelos participantes, está a necessidade de políticas públicas de Estado, voltadas para os policiais militares. Nesse sentido, o senador lembrou dos 200 PMs que morreram devido à COVID, pois foram para as ruas e ficaram expostos ao vírus. “Tenho conversado muito com o pessoal da segurança pública e esses encontros são muito importantes para sabermos como ajudar,” disse.
Também falaram da necessidade de investimento em tecnologia para a polícia, como por exemplo, a aquisição de drones para rastrear roubos, drogas, entre outros. Segundo sugeriram, o uso da tecnologia pode ajudar a suprir a falta de efetivo, assim como a convocação de policiais da reserva, com boa remuneração.
Segundo Luciene Cordeiro, do Conselho de Segurança de São Sebastião, o índice de criminalidade tem aumentado, principalmente entre as mulheres, que se relacionam com homens infratores, que não conseguem emprego e acabam escolhendo o mundo do crime, envolvendo suas companheiras.
“Falta emprego, e a solução para isso é educação, é investir em qualificação profissional, para que os jovens tenham a chance de um futuro melhor, para que as pessoas possam trabalhar e ter dignidade e o crime jamais seja uma opção”, disse.
O advogado Bruno Liberal de Souza falou da importância da ressocialização. “Após cumprir a pena, o ex-presidiário não tem perspectiva nenhuma, é preciso ressocializar, ter oportunidade de emprego, até para que diminua a criminalidade”, sugeriu.
Também falou da importância de uma sala de apoio ao advogado em todas as delegacias do DF. “Isso está previsto no Estatuto da OAB, mas ainda não foi executado”, explicou.
Jader falou sobre a demanda de segurança pública na área rural. Segundo informou, não tem delegacia da Polícia Civil em nenhuma área rural do DF. “A Polícia Militar, junto com a polícia florestal, são as que atuam nessas áreas, mas ainda de forma muito pequena, e precisamos rever essa situação. Todos precisam de segurança”, disse.
Segundo o senador, todas as sugestões serão analisadas com calma, para que busquem formas de ajudar no que for possível. Além disso, a partir da reunião foi criado um grupo com todos os participantes, para que continuem se comunicando, e sugerindo melhorias para a população do DF.