Colhidas junto às pessoas portadoras de deficiência, a deputada estadual Terezinha Nunes (PSDB-PE) encaminhou à Assembleia Legislativa de Pernambuco sugestões para melhorar a acessibilidade à sede do legislativo estadual. A tucana, que preside a Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Deficiência, relatou as propostas em pronunciamento na Casa nesta terça-feira (26/09).
“Em razão da acessibilidade, nossa nova sede já é colocada como uma conquista da sociedade pelas pessoas com deficiência. Foram muitos os elogios mas há observações pontuais”, ressaltou.
Segundo informou a parlamentar, ainda são necessárias a instalação de piso tátil direcionado às pessoas cegas no espaço entre os ambientes; a construção de um novo acesso, na ausência de uma rampa, para eventuais problemas no elevador da entrada principal e a aplicação de adesivos nas portas de vidro para pessoas com visão reduzida.
Também foram sugeridas a instalação nos banheiros de maçanetas e torneiras para pessoas com dificuldade de usar mãos e braços; a identificação em braile na entrada do auditório e corrimãos nas escadas das galerias e a presença de intérprete de libras nas reuniões plenárias.