O trabalho de mulheres que dedicam suas trajetórias à defesa dos direitos femininos e ao enfrentamento da violência contra a mulher foi reconhecido nesta terça-feira (10), durante a solenidade de outorga da Medalha Mulher Mais Segura, promovida pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal.
Entre as cerca de 500 pessoas homenageadas nesta edição estão três importantes lideranças ligadas ao PSDB-Mulher do Distrito Federal: a presidente do PSDB-Mulher-DF, Luciana Loureiro, a ex-governadora do DF Maria de Lourdes Abadia, as líderes comunitárias Celeste Gliosci, Socorro Miranda e Nádia Rodrigues, a coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal Mônica Miranda, e uma das fundadoras do PSDB-DF, Lurdinha Werneck.


Instituída pela Secretaria de Segurança Pública e integrada ao eixo Mulher Mais Segura do programa DF Mais Seguro — Segurança Integral, a condecoração reconhece pessoas e instituições que se destacam na promoção de ações voltadas ao enfrentamento da violência contra a mulher e à proteção das vítimas de violência doméstica e familiar.
A presidente do PSDB-Mulher/DF, Luciana Loureiro, destacou que a homenagem reforça a importância da mobilização coletiva em defesa das mulheres.
“A proteção das mulheres é uma responsabilidade de toda a sociedade. Receber essa medalha é, sobretudo, um reconhecimento de uma luta coletiva de tantas mulheres e homens comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa, com respeito e dignidade para todas”, afirmou.
A ex-governadora Maria de Lourdes Abadia, referência histórica na defesa da participação feminina na política e em políticas públicas voltadas às mulheres no Distrito Federal, também ressaltou a importância do reconhecimento.
“Essa homenagem reforça a importância de continuarmos firmes na luta pela valorização das mulheres e pelo enfrentamento de todas as formas de violência. Cada avanço nessa agenda representa mais dignidade, proteção e oportunidades para as mulheres do nosso país”, destacou Abadia.
Já as líderes comunitárias e presidentes de Consegs, Celeste Gliosci, Socorro Miranda e Nádia Rodrigues, receberam a medalha pelo trabalho desenvolvido junto às comunidades, fortalecendo redes de apoio, iniciativas de conscientização e ações de proteção às mulheres em situação de vulnerabilidade. Lurdinha Werneck foi reconhecida por sua trajetória de dedicação à política e à construção de uma sociedade mais igualitária.
A coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Mônica Miranda, foi reconhecida pela contribuição e dedicação na área da segurança pública, atuando na proteção e no cuidado com a população, especialmente no fortalecimento de ações que valorizam e protegem as mulheres.
Para o PSDB-Mulher-DF, o reconhecimento reforça o papel fundamental das mulheres que, em diferentes espaços da sociedade — na política, nas comunidades e nas instituições — atuam para ampliar direitos, combater a violência e promover uma cultura de respeito e igualdade.
