Em sua página no Facebook o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) denunciou a situação complicada que vivem os responsáveis pelo ensino técnico e superior no Brasil, por causa dos atrasos do governo federal no envio dos recursos.
“SINAL AMARELO! Dirigentes e professores de instituições de ensino manifestam enorme preocupação. Há 4 meses o governo federal não repassa os recursos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) e neste mês não repassou os do FIES (Programa de financiamento estudantil)”, publicou o senador.
Alvaro Dias também reproduziu a frase de uma professora sobre o calote do Governo Federal nas instituições de ensino ligadas aos dois (Pronatec e FIES): “A casa caiu”.
Reportagem da VEJA trouxe que o Governo Federal estava interessado em balizar o acesso ao financiamento estudantil, ao publicar a portaria nº 21 de 26 de dezembro de 2014 em que define que não basta ao estudante concluinte do ensino médio se submeter ao Enem para ser elegível ao programa. Ele precisa agora tirar pelo menos 450 pontos – numa escala de 0 a 1000 – e não pode zerar a redação.
Na matéria, investidores estimam em uma redução de 30% a 40% dos alunos da rede pública de ter acesso ao FIES. No entanto, não são citados atrasos, agora denunciados pelo senador do PSDB.
Da Liderança do PSDB na Câmara