O Secretário de Segurança Pública do Distrito Federal e presidente do PSDB-DF, Sandro Avelar, e a ex-governadora do DF e deputada constituinte, Maria de Lourdes Abadia, participaram nesta quarta-feira (18) do CB.Debate, organizado pelo jornal Correio Braziliense. O tema central do encontro foi “Entre os Eixos do DF: O Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF)”, que reuniu especialistas, autoridades e representantes políticos para discutir a relevância do fundo que garante o financiamento das áreas de saúde, educação e segurança pública na capital federal.
Durante o debate, Sandro Avelar e Maria de Lourdes Abadia destacaram que qualquer redução nos recursos do FCDF pode levar a um colapso no funcionamento do Distrito Federal. “Essa lei é de suma importância para a manutenção e a sobrevivência do DF. Nós precisamos alertar a população e os políticos vigentes sobre as consequências de mexer nesse Fundo”, afirmou Maria de Lourdes Abadia.
Sandro Avelar enfatizou o impacto na segurança pública: “A preocupação é real com o possível atingimento da segurança pública com o corte desse recurso. Quero lembrar que o custeio das nossas corporações é feito com o Fundo Constitucional e já existe, hoje, uma grande defasagem. […] Se a gente estivesse cuidando somente das nossas Regiões Administrativas, com certeza seria mais fácil. Mas além de cuidar das RA’s, cuidamos do poder Executivo Federal, embaixadas e tantas autoridades. Então, é inadmissível que se insista nisso”, declarou o presidente do PSDB-DF.
Abadia denominou a proposta de mudança no modelo de gestão do Fundo Constitucional como um retrocesso, e apelidou a medida como “ideia de jerico”. “Foi uma conquista difícil. Estamos abraçados por um anel de violência, pobreza e miséria absoluta. Não estamos falando de uma miséria qualquer, mas de pessoas que não têm sequer café para colocar na mesa”, disse.
O debate reforçou a urgência de mobilizar a sociedade e os representantes políticos para garantir a preservação do Fundo Constitucional, fundamental para a continuidade dos serviços essenciais e a manutenção da qualidade de vida no DF.
Veja imagens do evento:
Fotos: Paulo Jamir