O diretório estadual do PSDB no DF reagiu com duras críticas ao governador petista Agnelo Queiroz pela tentativa frustrada em contratar serviço de jatinho por R$ 1,3 milhão no período de um ano. Após a repercussão negativa a cúpula petista no DF voltou atrás um dia após anunciar o edital cancelou o processo licitatório.
O contrato previa colocar uma aeronave à disposição do governador, além de criar uma sala VIP no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília. Também estavam previstos o serviço de bordo, voos internacionais e atendimento telefônico 24 horas.
Para o presidente do PSDB no DF, Eduardo Jorge, a necessidade de um jatinho para atender o governador é injustificável e demonstra a falta de espírito público. “Não tem sentido ele (Agnelo) ter jatinho exclusivo. A não ser que a intenção seja mesmo passear. É um desperdício de dinheiro público e os governadores no DF nunca tiveram essa regalia”, criticou Eduardo Jorge.
O deputado federal Luiz Pitiman (PSDB-DF) também condenou a empreitada do governo petista no DF. Segundo ele, a falta de prioridades tem sido a principal bandeira na falta de gestão. “Estamos acompanhando uma total inversão de prioridades. Enquanto a população precisa de mais transporte, o governador quer jatinho. Foi mais um claro exemplo da péssima gestão petista”, avalia Pitiman.
O governo do DF tentou amenizar a repercussão negativa informando que a aeronave também ficaria à disposição para atender demandas de transporte de órgãos para transplante na rede pública de saúde. Mas para o deputado Pitiman, a informação oficial foi uma tentativa desastrada para amenizar a repercussão negativa.
“Assim tem sido na gestão petista no DF. Eles tentam agir com a falta de fiscalização para contratar serviços desnecessários e superfaturados. E sempre buscam uma explicação assombrosa para justificar o injustificável. A população não aguenta mais”, completa o deputado Pitiman.
Ao longo dos três anos, o governador do DF Agnelo Queiroz viajou 49 vezes. De janeiro a agosto deste ano, o petista já passou pela Argentina, Inglaterra e Estados Unidos e por oito destinos no Brasil.