Nesta segunda-feira (10) a atual administração completou cem dias de governo. Apesar do cenário de crise econômica nacional e dos problemas herdados das duas gestões anteriores, o prefeito se diz confiante em conseguir realizar o melhor de seus três mandatos, dando, como sempre, toda a atenção ao aspecto social das demandas da população.
Diversas realizações já foram implementadas neste curto espaço de tempo. A começar pela reestruturação da administração municipal, com a fusão de algumas secretarias. As antigas secretarias de Drenagem e Saneamento e de Projetos Especiais se juntaram formando a Secretaria de Obras. A Comunicação e a Coordenação de Relações Institucionais – Corin passaram a integrar a Secretaria de Governo. O prefeito explica que essas mudanças tiveram por objetivo tornar a gestão do município menos onerosa e mais bem aparelhada para suas tarefas.
Cabe destacar que, pela formação acadêmica de cada um dos membros do primeiro escalão do governo municipal e por seus históricos de atuação profissional, a escolha do secretariado teve por base o princípio da qualidade técnica, a capacidade de gestão e sua identidade com o município e sua população.
Outra ação importante implementada desde o início da atual gestão foi o contingenciamento de 20% dos cargos comissionados existentes no organograma da prefeitura e de 30% das despesas de custeio da máquina municipal, favorecendo o ajuste das contas públicas e o adequado equilíbrio fiscal.
Houve também a retomada das assembleias populares, que acontecem semanalmente, nas noites de segunda-feira, com a participação de líderes comunitários, da população em geral e de representantes de todos os setores da administração. Nessas reuniões, o prefeito recebe as demandas das comunidades e dá o devido encaminhamento a elas. O prefeito explica que os munícipes sentem necessidade de falar diretamente com o chefe do executivo municipal e que, em Vila Velha, uma oportunidade que eles têm de fazer isso é nas assembleias populares. “Daí a importância de elas terem voltado a acontecer de modo regular”, diz o prefeito.
Trata-se de uma mudança de paradigma. A atual administração retomou o diálogo direto com a cidade, inclusive com relação ao orçamento público do município, o “orçamento popular”, que é estabelecido por meio de discussões dos integrantes da administração com a população sobre as contas da prefeitura. Desta forma, estabelecem-se os gastos prioritários, em uma agenda de ações que atenda às reivindicações dos munícipes.
São muitas as realizações da atual administração em seus primeiros cem dias, realizações estas que estão acontecendo em todos os setores da prefeitura, conforme você, leitor, pode conferir nas reportagens produzidas pela equipe de Comunicação indicadas nos links abaixo: