PSDB – ES

Mulheres tucanas em ação

A tucana Ilma  Chrizóstomo Siqueira é vereadora de Cariacica
A tucana Ilma Chrizóstomo Siqueira é vereadora de Cariacica

Neste sábado, 8 de março, é o Dia Internacional da Mulher. O direito de votar e trabalhar fora foram algumas conquistas alcançadas ao longo dos anos de luta, mas muitos avanços ainda precisam acontecer rumo à igualdade de direitos.

São muitos os desafios que as mulheres enfrentam nos tempos atuais. Violência, falta de políticas de proteção social, baixa representação política e salários mais baixos que os dos homens figuram na lista.

Representante da ala feminina na Câmara Municipal de Cariacica, a vereadora Ilma Chrizóstomo Siqueira acredita que se houvesse maior participação de mulheres na política, as conquistas seriam bem maiores.

“No Congresso Nacional até temos mais representantes, mas existem muitas câmaras municipais pelo País que não tem nenhuma vereadora. Temos que cada vez mais irmos à luta, precisamos da atuação da mulher em todas as áreas, inclusive na política. Assim, as conquistas serão bem maiores, tenho certeza”, afirma.

Neste ano eleitoral, a vereadora recomenda às mulheres ficarem atentas. “É preciso verificar se os projetos dos candidatos têm propostas voltadas ao bem-estar da mulher, isso é muito importante”, completou.

Outra representante das mulheres é a vereadora de Itapemirim Regina Viana de Souza. Apesar dos desafios, ela acredita que há muitas conquistas a serem comemoradas. “Já foram muitos os avanços. Um deles no mercado de trabalho, onde hoje as mulheres ocupam cargos que antes eram só de homens. Elas provaram que são capazes de assumir esses cargos com responsabilidade e muita competência. A mulheres ingressar na política também foi um grande avanço, mas cabe a nós acreditarmos que podemos ir muito mais além”, avaliou Regina.

O dia 8 de março foi escolhido porque nesta mesma data em 1857, na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos, um grupo de mulheres operárias lutavam por uma carga horária de trabalho mais digna. Pediam a redução de 14 horas para 10 horas de trabalho. Infelizmente, o ato foi reprimido com violência e muitas mulheres morreram por esta causa.

Ver mais