Brasília (DF) – Dois dos principais movimentos que lideram as manifestações marcadas para este domingo (13/03) em todo o Brasil, Vem Pra Rua e Movimento Brasil Livre (MBL) esperam o maior protesto anti-PT dos últimos tempos. Isso com base no engajamento da população nas redes sociais. Só o evento do Vem Pra Rua no Facebook já conta com aproximadamente 5,5 milhões de convidados. 329 mil pessoas confirmaram presença e 95 mil demonstram interesse.
Para se ter uma ideia das proporções do ato de domingo, em março do ano passado, quando ocorreu a maior das manifestações até hoje, foram 800 mil convidados na página do Vem Pra Rua, e 100 mil pessoas que confirmaram presença.
Segundo reportagem publicada nesta sexta-feira (11/03) pelo jornal Folha de S. Paulo, as páginas de Facebook do Vem Pra Rua e do MBL têm registrado procura recorde. O Vem Pra Rua já tem 960 mil seguidores, registrando 17,8% de crescimento entre os dias 03 e 09 de março. A página do MBL cresceu 32,4% na semana analisada, chegando a 445,3 mil seguidores.
Parte do sucesso no engajamento da população se deve, de acordo com os movimentos, à divulgação da delação premiada do senador Delcídio do Amaral (PT-MS), ex-líder do governo, que cita a presidente Dilma Rousseff, e à condução coercitiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela Polícia Federal. O petista é o alvo da 24ª fase da Operação Lava Jato.
Espírito Santo
A estimativa dos movimentos organizados no estado é que 150 mil pessoas participem do ato contra Dilma, Lula e PT.
Após o partido fechar questão sobre o apoio as manifestações no Brasil, os tucanos capixabas iniciaram o trabalho de mobilização e organização do evento. Representantes dos diretórios de Vitória, Vila Velha, Serra, Guarapari, Cariacica e Viana estarão presentes na Praça do Papa e a concentração será na sede estadual do partido, na Praia do Suá, a partir das 14 horas.