A Pesquisa realizada pelo Instituto Futura mostra que, se as eleições fossem hoje, o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, seria o favorito dos capixabas na disputa presidencial. O levantamento aponta o líder tucano com 25,2% das intenções de voto, mais que o dobro dos votos do ex-presidente Lula, com 11,7%. A sondagem foi realizada nas ruas entre os dias 23 a 25 de fevereiro, portanto, antes da divulgação da delação premiada do senador Delcídio do Amaral, pela Revista IstoÉ, e antes do ex-presidente ser conduzido a prestar depoimento forçado à Polícia Federal.
Em segundo lugar aparece a ex-senadora Marina Silva com 21,9%.
INDIVIDUAL
Os entrevistados também responderam em quem votariam em caso de segundo turno. Numa disputa com o presidente nacional do PSDB, Aécio ficaria com 49,9% contra 18,5% de Lula.
Lula é rejeitado por 57% em Vitória
Mesmo com as pesquisas feitas antes da Operação Lava Jato encurralar o ex-presidente Lula, o índice de rejeição dele chega a 57,6% dos eleitores de Vitória.
A taxa é 2,3 vezes maior do que a do segundo da lista de rejeitados, o vice-presidente da República, Michel Temer. Ao todo, 24,4% dizem que não votariam nele em hipótese alguma.
Entre os entrevistados com ensino superior, a rejeição de Lula chega a 65,4%. Dos eleitores com ensino médio, 58,5% rejeitam o ex-presidente. Em meio àqueles com ensino fundamental, 46,2% não votariam em Lula em hipótese alguma.
O ex-presidente também é o mais rejeitado em todas as classes sociais, segundo pesquisa do Instituto Futura. Quando considerados apenas os eleitores da classe A/B, a rejeição de Lula chega a 67,9%. Na classe C, 58% dizem não votar nele em hipótese alguma. É o mesmo pensamento que 51,1% dos entrevistados da classe D/E.
Para o diretor do Instituto Futura, José Luiz Orrico, a rejeição ao ex-presidente Lula seria muito maior caso a pesquisa fosse realizada hoje.
“O resultado de Lula na pesquisa é muito ruim e tende a piorar por causa da delação de Delcídio e do desgaste da Lava Jato.” afirmou Orrico.
A pesquisa do Instituto Futura foi realizada entre os dias 23 e 25 de fevereiro.