
Nesta segunda-feira (15) foi a vez do município de Linhares receber a visita do candidato à Presidência pela Coligação Muda Brasil, Aécio Neves. Linharenses e pessoas vindas de muitos municípios do Norte e Sul do Espírito Santo pararam a cidade para receber o tucano, que fez uma caminhada pelas ruas do centro de Linhares, acompanhado por uma multidão.
Aécio Neves foi recebido no Aeroporto de Linhares pelo presidente do PSDB-ES e candidato a vice-governador, César Colnago, pelo candidato a governador Paulo Hartung, o senador Ricardo Ferraço, o vereador tucano de Linhares e candidato a deputado estadual Miltinho Colega, dentre outras lideranças, candidatos da coligação e militantes.
Em sua primeira agenda, o centro do município ficou pequeno para a grande quantidade de pessoas que acompanharam Aécio Neves pelas ruas. Todos queriam chegar perto, abraçar, tirar fotos e manifestar apoio à sua candidatura.
Na programação também estava a visita a duas fábricas de Linhares. Na fábrica Leão Alimentos, ele almoçou no restaurante da empresa e visitou a linha de produção. Em seguida, foi A fábrica de móveis ACP, onde foi recebido com muita alegria pelos funcionários. Lá, ele discursou para os trabalhadores e militantes que o acompanharam na visita.

“Somos a única alternativa segura para que os empregos voltem a ser gerados no Brasil e a qualidade da saúde, da educação e da segurança pública melhore”, ressaltou ao comentar notícia de que 3,5 milhões de empresas brasileiras estão com dificuldades para honrar compromissos financeiros. “A recessão anunciada no Brasil começa a impactar diretamente nos empregos que deveriam estar sendo gerados em todas as nossas regiões, inclusive aqui.”
Emprego e renda
Em entrevista à imprensa, Aécio destacou que é o único candidato com condições de realizar um governo que resulte em geração de emprego e crescimento econômico. Segundo ele, sua meta é elevar o padrão de renda do trabalhador, superando a marca hoje de dois salários mínimos.
“No momento em que aceno de forma muito clara como será a nossa política econômica, uma politica fiscal absolutamente transparente, com previsibilidade, com combate rigoroso à inflação, com respeito aos contratos, com resgate das agendas reguladoras, estamos apontando na direção da retomada dos investimentos no Brasil.”
O candidato alertou sobre a divulgação de informações, por parte do governo federal, que o país vive uma fase de “pleno emprego”.
“O governo costuma dizer que temos hoje pleno emprego no país. Não é verdade. Os empregos estão fugindo daqui pela perda de competitividade de quem produz no Brasil, e tampouco quero que o Brasil seja o país do pleno emprego e de dois salários mínimos. Temos que fortalecer a nossa indústria. Para isso, precisamos nos conectar de novo com as cadeias globais de produção.”
Aécio destacou que no seu governo trabalhará em parceria com o Espírito Santo. “[O Espírito Santo] é um Estado extraordinário, foi o que mais cresceu no Brasil ao longo de todos os últimos anos, e está vendo esse seu vigor de crescimento se perder por um governo que não tem compromisso com o Estado, que não tem sequer compromisso com o crescimento do Brasil”, ressaltou.