PSDB – ES

Alta da inflação deixa capixabas endividados

c2d5f9a8-8014-4d3c-b0d9-ab60bcc17e3d_aposentados_calculadoraAs famílias capixabas vão precisar cortar ainda mais no consumo para cobrir despesas. A alta da inflação trouxe reajuste nos preços de alimentos, energia elétrica, combustível, botijão de gás, água e esgoto e até mesmo passagem aérea. No estado do Espírito Santo, o impacto do aumento das taxas é preocupante. Os número mostram que a capital capixaba foi a que registrou o segundo maior avanço no índice, 1,13%, perdendo apenas do Distrito Federal (1,25%), no mês.

Apenas no último mês, o botijão de gás, importante despesa no dia a dia das famílias capixabas, ficou 12,98% mais caro no Brasil. Já em Vitória, o aumento foi ainda maior, 20,08%. A energia elétrica, que teve no Brasil aumento de 0,28%, em Vitória, foi registrado aumento de 6,37%. O maior aumento foi registrado na passagem aérea (21,78%), item que se encontra no negativo no acumulado do ano. Mas no acumulado do ano, o destaque vai para a cebola, a vilã da inflação em Vitória, com alta de 86,25%. Entre os alimentos, alho (36,36%), manga (34,17%) e pêra (23,22%) também tiveram altas expressivas.

A alta da inflação está refletindo diretamente nas famílias mais pobres do estado. Além da alta do dólar, que impacta no preço de produtos da cesta básica, como feijão, arroz, açúcar, que são commodities, os preços represados, como energia e combustível, estão pesando no bolso do capixaba.

Fonte Jornal A Gazeta –  08/10

Leia matéria na íntegra

Ver mais